
Marcando o encerramento da Semana Nacional do Excepcional e o início do “Setembro Verde”, mês oficial da inclusão da Pessoa com deficiência, aconteceu na manhã de domingo, 1º de setembro, a terceira edição da “Caminhada da APAE”, organizada pela entidade montealtense.
“O objetivo foi mobilizar a comunidade em geral, familiares e atendidos sobre a importância da conscientização de que as políticas públicas são resultados da participação democrática das pessoas que enquanto cidadãos têm direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988. No caso das pessoas com deficiência a Lei Brasileira da Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que entrou em vigor em janeiro de 2016, através da Lei nº 13.1468/2015, se destina a assegurar e promover em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando a Inclusão Social e Cidadania. Em Monte Alto a Lei Municipal nº 3.330 de 30/08/2017 instituiu no município a Campanha Setembro Verde”, destaca a diretora da APAE, Simone Follador.
O ponto de partida da Caminhada foi a Academia Renata Paganini, ao lado do Fórum, local em que foi servido um café da manhã aos participantes; o evento teve também a participação de Trio Elétrico, na frente do pelotão que percorreu as ruas centrais de Monte Alto.
Interessados em contribuir com a causa, também adquiriram a camiseta do evento, que teve um custo de R$ 30,00 e a renda total revertida para as despesas diárias da escola. “A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente”, dizia o texto da camisa.
“Temos muito ainda por fazer com relação às ações de mobilização de nossa comunidade, pois a lei municipal permite que diferentes ações sejam realizadas. A caminhada é apenas uma delas”, acrescenta Simone Follador, que esteve participando da abertura oficial do ‘Setembro Verde’, juntamente com o Presidente da APAE de Monte Alto, Francisco Innocêncio Pereira, no Memorial da Inclusão, localizado na Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, em 31 de agosto.