Nos últimos dias 20 e 21, Monte Alto sediou, de forma inédita, a 1ª Conferência Municipal da Igualdade Racial. O evento foi realizado na Casa de Leis montealtense e debateu propostas voltadas à população negra e a segmentos étnico-raciais e culturais.
Com o tema central “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a etapa municipal funcionou como uma preparação para a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que, neste ano, chega à sua 5ª edição e será realizada de 15 a 19 de setembro, em Brasília.
A abertura oficial do evento foi marcada por uma palestra ministrada pela militante e ativista do Movimento Negro, Denise Serafin. Denise, além de cantora e musicista, é cofundadora do Coletivo Maria Helena de Jesus e atuou como Gestora de Promoção da Igualdade Racial em Santa Rita do Passa Quatro. Atualmente, é Fellow 2024 do Programa de Lideranças Negras e Indígenas (PDLNI) do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR).
No segundo e último dia da Conferência, foram formados grupos de trabalho com o objetivo de formalizar propostas que serão levadas à etapa estadual da CONAPIR. Os grupos dividiram-se em três eixos temáticos: Democracia, Justiça Racial e Reparação.