Segundo dados atualizados divulgados pela Vigilância em Saúde, Monte Alto já tem 115 casos confirmados de dengue em 2019; além disso, são mais de 100 casos aguardando confirmação.
“Somente ontem, quinta, foram coletados 30 exames que estão aguardando os resultados”, comenta a Diretora da VISA, Micheli Deolindo Neves, que ressalta ainda que não existe um bairro com maior número de casos, eles estão espalhados. “Pedimos sempre a colaboração dos munícipes, que além dos cuidados que devem ter para evitar focos do mosquito, permitam a entradas dos agentes nas residências; eles não estão multando, apenas orientando os moradores sobre como proceder no combate à doença”, acrescenta.
Desde o final de março, a cidade conta com um Ambulatório de Arboviroses, instalado pela Prefeitura na UBS “Dr. Roberto da Rocha Leão”, no bairro Bandeirantes.
O atendimento é iniciado após a consulta em consultório médico, Pronto Socorro ou através dos convênios; ao identificar a suspeita de uma das doenças acima, o médico encaminha o paciente à instalação, para iniciar-se o diagnóstico e acompanhamento. “Além de o local estar totalmente equipado, cada pessoa que comparece e o caso é confirmado, entra na estatística e serve para o mapeamento da doença na cidade, por isso é de suma importância o comparecimento do paciente”, saliente Micheli.
O mosquito Aedes aegypti , que além da dengue transmite a chikungunya e zika, se desenvolve na água acumulada em vasos de plantas, garrafas, pneus e calhas. A população deve ficar atenta aos sintomas como febre alta, dores de cabeça e nas articulações.
