Dengue: Monte Alto confirma primeira morte pela doença em 2024

Vítima é um homem de 28 anos que, segundo a Vigilância em Saúde, contraiu o tipo não hemorrágico da doença; cidade já registrou 231 casos confirmados neste ano

Um homem de 28 anos é a primeira vítima fatal por dengue no município em 2024. A morte pela doença foi confirmada esta semana.

A diretora de Vigilância em Saúde, Valéria de Grandi, informou que, de acordo com o laudo, a dengue contraída pela vítima não era do tipo hemorrágica.

Ainda conforme a diretora, já são 231 casos confirmados de dengue neste ano. Até o fechamento desta edição, a cidade registrava três internações pela doença – casos leves.

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também por transmitir a zika e chikungunya. A proliferação do vetor da doença é propiciada pela água parada em pneus, lajes, calhas, bromélias, garrafas, vasos de planta e piscinas sem uso e sem manutenção, por exemplo.

Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas avermelhadas no corpo.

O Poder Público, através da equipe de Controle de Vetores, vem realizando uma intensa campanha de combate ao mosquito transmissor da doença, que inclui visitas domiciliares para combater seus criadouros, além da nebulização com bomba costal.

O ‘fumacê’, que vinha sendo aplicado nos bairros do município desde o dia 19 de fevereiro, teve seu último dia da primeira etapa de aplicação na quarta-feira, 13; a previsão é de que a segunda aconteça a partir do dia 22 de abril.

O Ambulatório de Arboviroses foi reativado pela Saúde para oferecer assistência aos pacientes positivados pela doença. Ele está instalado na UBS “Dr. Roberto da Rocha Leão”, no Conjunto Habitacional Bandeirantes, com atendimento das 16 às 22 horas.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para