Dengue: temporada de verão acende alerta para casos da doença

Até a última quarta-feira, 22, Monte Alto tinha 16 casos positivos de dengue e outros dois aguardando resultado

Com a temporada de verão, um alerta conhecido reaparece em todo o país: o aumento dos casos de dengue. As altas temperaturas, somadas às chuvas típicas da estação, cria o ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Para evitar que o problema epidemiológico se agrave, é preciso atenção redobrada das autoridades e da população. Por isso, desde o início do ano, a Prefeitura Municipal vem realizando duas ações de combate aos focos do mosquito: a primeira delas é o bloqueio, onde são reforçadas as ações de controle de criadouros.

Dentro das medidas de bloqueio, estão a nebulização dos espaços – que teve início na manhã de ontem, 23, pela equipe de Controle de Vetores – e o fumacê, que deve começar em breve. De acordo com o governo municipal, a nebulização acontecerá nos locais onde constarem positivos para a doença; o primeiro bairro a receber a ação foi o Jardim Alvorada (foto).

A Prefeitura pede a colaboração dos munícipes para que permitam a entrada dos agentes – que estão devidamente identificados – para a aplicação do produto.

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores, e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a segunda medida adotada é o arrastão de limpeza pelos bairros da cidade, que consiste na recolha de materiais inservíveis e a posterior destinação correta.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas surgem entre 4 a 10 dias após a picada do mosquito infectado e podem variar de leves a graves. Os sinais mais comuns incluem: febre alta de início abrupto, dor de cabeça intensa – especialmente atrás dos olhos -, dores musculares e nas articulações, diarreia e manchas vermelhas na pele.

A principal forma de prevenir a dengue é eliminando os criadouros do mosquito. “Não devemos nos esquecer da tarefa diária de cada cidadão: manter os ambientes limpos e livres de lixo, evitar a formação de água parada e, se possível, usar repelente”, reforçou o novo diretor de Diretor de Departamento Higiene/ Visa-E, Marcel Navarine.

Até a última quarta-feira, 22, a cidade tinha 16 casos positivos da doença, além de outros dois aguardando resultado. Em 2024, Monte Alto contabilizou mais de 1.200 casos de dengue.

O governo de São Paulo admitiu que este deve ser um ano difícil em relação à doença no estado, uma vez que o sorotipo 3 da doença – que não tinha circulação há 17 anos – passou a responder por cerca de metade dos casos, em um avanço contínuo desde o começo do ano passado.

Registrando

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o