Em 2025, os motoristas que mudarem de cidade dentro do estado de São Paulo não precisarão mais pagar a taxa de R$ 127,69 para atualização do cadastro de endereço no sistema do Detran-SP.
Embora gratuito, o processo ainda é obrigatório e tem como objetivo manter a regularidade dos dados do condutor junto ao órgão de trânsito, garantindo que as notificações e documentos provenientes de serviços eletrônicos sejam entregues corretamente.
Para solicitar o serviço, o condutor deve acessar o site do Detran-SP e consultar as condições necessárias para realização do procedimento. O motorista que deixa o estado de São Paulo deve procurar o órgão executivo de trânsito do estado de destino para solicitar a transferência de CNH.
A ausência de atualização do endereço pode sujeitar o condutor às penalidades previstas no artigo 241 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
Com a nova regra já em vigor, os documentos agora exibirão apenas o lugar de emissão, ou seja, no verso da CNH paulista, o campo “Local” deixa de exibir o município de residência do condutor e passa a trazer a informação do lugar de expedição.