Depois do tríduo, uma missa às 10 horas de domingo, 4 de outubro, encerrou as celebrações em louvor a São Francisco de Assis, na igreja do bairro que tem o santo protetor dos animais como padroeiro.
O gesto concreto que marcou a celebração foi a entrega de bexigas com sementes de ipê amarelo e jacarandá para serem soltas nas ruas e rodovias, feita por um membro da comunidade vestido como São Francisco.
Após a missa, que recebeu a presença de fiéis – respeitando as medidas de saúde vigentes – além de transmissão online pelas redes sociais da Paróquia, aconteceu a da benção dos animais no sistema ‘drive-thru’, pelo Padre Luiz Gustavo Scombatti, acompanhado do Diácono Robson Chiminelli.
“São Francisco abraçou a pobreza e pregou o amor; ele saiu pelo mundo espalhando sementes de vida, semeou, paz, amor, caridade, humildade, luz, perdão, união, fé, verdade, alegria, esperança, consolo, compreensão. E hoje, no seu dia, São Francisco está aqui distribuindo para todos nós a oportunidade de fazer como ele, semear por todos os cantos da nossa cidade sementes de vida para a natureza. Que o nosso gesto concreto seja realizado e que distribua a esperança para todos os animais que vivem nas matas que foram prejudicadas”, destacou, na ocasião, Naia Vitti, Coordenadora a Equipe de Liturgia da Comunidade São Francisco.