Falece D. Antônio Fernando Brochini, ex-bispo da Diocese de Jaboticabal

Sacerdote lutava contra leucemia mieloide aguda desde fevereiro de 2022; trajetória religiosa começou em 1973

Na última sexta-feira, 15, o episcopado brasileiro lamentou uma grande perda. Dom Antônio Fernando Brochini, ex-bispo da Diocese de Jaboticabal, faleceu aos 77 anos em um hospital na cidade de Uberlândia (MG), onde recebia tratamento para leucemia mieloide aguda desde fevereiro de 2022.

Em sua trajetória na vida religiosa, Dom Fernando foi nomeado bispo coadjutor de Jaboticabal em dezembro de 2001, recebendo a ordenação episcopal no ano seguinte. Em junho de 2003, tornou-se Bispo da Diocese de Jaboticabal, função que exerceu até 2014.

Em outubro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Itumbiara (GO). Até a data de seu falecimento, ele serviu como bispo emérito da mesma Diocese.

Dom Antônio Fernando Brochini nasceu em Rio Claro, no dia 10 de novembro de 1946. Em 1958, após seus estudos primários, ingressou na Escola Apostólica Santa Cruz, em sua terra natal. Fez os estudos ginasial e colegial em Ribeirão Preto, no Instituto Missionário Venerável Gaspar Bertoni.

Cursou Filosofia e licenciou-se em Pedagogia, especializando-se posteriormente em Administração Escolar e Supervisão Educacional.
Membro da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, teve sua ordenação sacerdotal em dezembro de 1973.

Entre 1974 e 2001, exerceu diversas funções na cidade de Morrinhos (GO), inclusive a de pároco na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lembrou a vasta contribuição de Dom Antônio à vida da Igreja, especialmente na função de coordenação da sua congregação religiosa e na formação de seminaristas, padres e religiosos, em Goiás.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para