Fevereiro Roxo: mês de conscientização para o Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia

Criada em 2014, campanha tem objetivo de conscientizar a população sobre as três doenças crônicas

A campanha Fevereiro Roxo foi criada em 2014 como forma de conscientizar a população em relação a três doenças: Lúpus Eritematoso Sistêmico, Alzheimer e Fibromialgia.

Apoiada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o Fevereiro Roxo visa informar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce em casos como esses.

Apesar de serem distintas, as doenças têm um fator em comum: nenhuma delas possui cura. Esse é um dos maiores motivos em reforçar a importância de um diagnóstico correto para que o tratamento seja feito de forma eficaz e segura, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.

Dessa maneira, um dos problemas que impedem o diagnóstico precoce para essas doenças é a identificação de seus sintomas. O lúpus eritematoso sistêmico tem sintomas como febre, fadiga, rigidez muscular e inchaço, dores nas articulações, lesões na pele, dificuldades respiratórias, confusão, sensibilidade à luz solar, queda de cabelo, dentre outras.

O Alzheimer caracteriza-se como uma doença degenerativa que apresenta sintomas como a falta de coerência na fala e perda na memória. Além disso, classificada como principal causa da demência, o Alzheimer torna a pessoa dependente para as tarefas básicas do dia a dia. Ainda sem cura, afeta a capacidade de atenção da pessoa, assim como seu aprendizado e convívio social.

A fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida que afeta em sua maioria mulheres entre 30 e 60 anos. Além de dor generalizada, a doença causa fadiga, dificuldades cognitivas como problema de concentração e perda de memória, dores nas mãos e pés, insônia e até mesmo quadros de depressão.

Uma das principais dificuldades apresentadas no momento de diagnosticar essa doença também representada pelo fevereiro roxo é que muitas vezes seus sintomas podem ser confundidos com situações de estresse ou mal-estar do dia a dia.

A campanha Fevereiro Roxo é uma maneira de refletir na população a importância de proporcionar bem-estar e qualidade de vida para pessoas portadoras de doenças crônicas como o Lúpus, Alzheimer e a Fibromialgia.

Para isso, é fundamental conhecer melhor as doenças e seus sintomas como para saber o momento de procurar um especialista. Dessa maneira, o portador da doença pode ter um tratamento adequado, ainda que as doenças não tenham cura, para que o paciente tenha uma vida mais tranquila, saudável e de bem-estar.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para