Um possível encerramento das atividades na UBS Silvio Govoni, no Centro, ganhou grande repercussão no Facebook nesta semana. A mensagem foi compartilhada inúmeras vezes, desencadeando uma série de comentários.
O assunto já havia sido tratado na imprensa no início da semana, quando a secretária Municipal de Saúde, Sueli Melo, explicou sobre o início de atendimento a exames com especialistas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Taquaritinga. Sueli, inclusive, comentou que a unidade de saúde em Monte Alto não fechará suas portas. “Trata-se de uma fake news, propagada inclusive por pessoas que sabem a verdade, e lamentamos muito isso”, disse nesta manhã a secretária.
HISTÓRICO – “A Prefeitura de Monte Alto recebeu, do Ministério Público, um novo Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), onde deveria se comprometer a demitir, até o dia 30 de dezembro deste ano, os médicos e profissionais da saúde que não são concursados.
A Secretaria Municipal de Saúde convocou reunião com os médicos da rede, onde apenas dois compareceram.
Enquanto isso, em 2018, o prefeito João Paulo Rodrigues e a secretária de Saúde, Sueli Melo, já haviam protocolado na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo um pedido para recebimento de um AME. O pedido foi encaminhado ao Departamento Regional de Saúde – DRS de Ribeirão Preto, que se manifestou contrário à instalação da unidade em Monte Alto.
Em agosto deste ano, um novo pedido foi feito pela Prefeitura de Monte Alto, desta vez apresentando dados mais completos que comprovassem a necessidade de um Ambulatório Médico de Especialidades na cidade. O ponto principal que o Poder Executivo usou para convencer os profissionais é que a DRS de Ribeirão Preto ainda não conta com um AME, ainda que de Barretos tenha 2, Franca 2 e Araraquara 3 – Taquaritinga inserido nesta última região.
Desta vez, o pedido foi negado, justificando-se a construção de duas unidades em Ribeirão Preto. Porém, a secretaria estadual, entendendo a necessidade de atendimento, abriu as portas da AME de Taquaritinga ao nosso município.
A Prefeitura aceitou a proposta devido aos diversos pontos favoráveis desta mudança. O principal, segundo o prefeito João Paulo, é a agilidade no agendamento de exames e consultas, além da qualidade da estrutura física e do atendimento dos profissionais. A Prefeitura fornecerá o transporte sem custo algum às pessoas beneficiadas”, diz o texto pela Assessoria de Imprensa do município.
TRATAMENTOS EM ANDAMENTO NÃO MUDAM – Segundo o Governo Municipal, os pacientes com consultas marcadas ou tratamentos em andamento continuarão sendo atendidos na UBS Silvio Govoni, sem qualquer alteração. Somente as novas consultas e exames de algumas especialidades serão encaminhados ao AME de Taquaritinga. “Parte do atendimento ainda será mantido e não foi cogitado em momento algum o fechando do prédio”, enfatiza Sueli.
Esta mudança visa diminuir as filas de espera e proporcionar mais conforto aos pacientes. “É indiscutível a qualidade do atendimento nos AMEs e justamente por isso todo município deseja ter o seu. Enquanto avançamos nos pedidos para a saúde de nossa cidade, é muito bem-vindo este convite dado pelo governo estadual”, finaliza o prefeito João Paulo.