Governo de SP amplia vagas para curso online de Libras e abre inscrições nesta quinta-feira (7)

Curso gratuito voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão feitas pelo site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Visando ampliar a inclusão das pessoas surdas no Estado, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), dobrou de 400 para 840 o número de vagas mensais para o curso online básico de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. As inscrições para as turma de março serão abertas nesta quinta-feira (7), às 10h, no site da pasta estadual.
A capacitação será dividida em seis turmas com diferentes horários: duas turmas terão aulas à noite nas segundas, quartas e sextas-feiras; outras duas terão aulas à noite nas terças e quintas-feiras, e duas turmas terão aulas aos sábados pela manhã.
“Todos os meses as inscrições para o curso de Libras se encerram rapidamente e a Secretaria têm feito estudos para aumentar as vagas. Agora conseguimos aumentar mais do que o dobro, e nossa meta é aumentar ainda mais. É muito importante que a sociedade aprenda a se comunicar em Libras para que as pessoas surdas se sintam cada vez mais incluídas”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
O curso oferece uma ampla variedade de temas, desde conceitos básicos até expressões mais avançadas em Libras, permitindo uma comunicação eficaz com a comunidade surda. O conteúdo inclui os seguintes tópicos: Introdução à Libras; Identidade e Cultura Surda; Comunicação entre surdos e ouvintes; Variedades regionais na Libras; Sistema de notação em Libras; Alfabeto manual; Gestos pessoais; Saudações e cortesias; Vocabulário relacionado ao clima; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais e corporais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números cardinais e quantidades; Dias da semana; Vocabulário familiar; Emoções; Horários e duração; Descrição de ambientes residenciais; Localização e direções; Meios de transporte; Vocabulário profissional; Documentação; Verbos e formas de conjugação; Configurações de mãos e gestos específicos.
Cada turma contará com 40 horas de duração, sendo 30 horas de aulas ao vivo via Zoom e 10 horas de atividades complementares. Para receber o certificado, é necessário participar de pelo menos 75% das aulas ao vivo e alcançar uma média final de 5,0 ou superior.
A iniciativa tem como propósito principal capacitar pessoas não surdas a se comunicarem efetivamente com a comunidade surda do Estado de São Paulo. Porém, o curso está aberto ao público em geral a partir de 18 anos, com ou sem deficiência, interessado em aprender a Libras. Mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado já foram capacitadas.
Serviço – Inscrições para o Curso de Libras Básico de março/2024
Formulários de inscrição por turma serão abertos ao público em 7 de fevereiro, às 10h, no site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para