Governo de SP reforça orientações para enfrentar disseminação do vírus da gripe

Medidas como uso de máscaras e higienização das mãos são aliados na prevenção contra Influenza e Covid-19
(Foto: Governo de SP)

Em coletiva de imprensa, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou as orientações à população para enfrentar a disseminação do vírus Influenza, causador da gripe. A principal delas é o uso correto de máscaras, que além de ser obrigatórias em todo estado, protegem contra infecções dos vírus respiratórios, como a Influenza e Covid-19.

Para combater ambas as doenças, também é fundamental lavar bem as mãos com água e sabão, uso de álcool gel para higienização, manter ambientes ventilados e evitar o contato com pessoas gripadas ou resfriadas. Além disso, é importante evitar aglomerações.

Apesar do avanço dos casos, o número de óbitos diminuiu. O balanço acumulado até dezembro de 2021, aponta 2.031 casos e 71 óbitos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por Influenza. 85% dos casos e 77% dos óbitos estão concentrados em novembro e dezembro.

Durante os últimos dois meses do ano de 2021, houve a circulação de uma nova cepa de Influenza denominada A (H3N2 – Darwin), identificada posteriormente à campanha anual de imunização. Conforme preconiza o Ministério da Saúde, somente casos de SRAG associados ao vírus Influenza são de notificação obrigatória no Brasil.

No mês de abril do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde de SP promoveu a campanha de vacinação e realizou inúmeras divulgações buscando conscientizar a população com relação à importância da imunização. No total, foram imunizadas 13,1 milhões de pessoas.

Uma nova campanha de vacinação está prevista para o segundo trimestre deste ano, com um imunizante produzido com os vírus em circulação no momento. As vacinas já vêm sendo produzidas pelo Instituto Butantan.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para