Governo federal sanciona lei que restringe o uso de celulares nas escolas

Legislação veda o uso dos dispositivos durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica

Na última segunda-feira, 13, o presidente Lula sancionou o projeto de lei que regulamenta a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celulares, nos estabelecimentos de ensino público e privado da educação básica.

A Lei nº 15.100/2025 veda o uso destes dispositivos pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. Mas há exceções, como o uso para finalidade pedagógica, sob supervisão dos professores, ou nos casos em que o aluno necessite de apoio do aparelho para acessibilidade tecnológica ou por alguma necessidade de saúde.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o objetivo da lei não é proibir o uso de celulares, mas proteger as crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos.

“O celular só poderá ser utilizado nas salas de aula para fins pedagógicos e com orientação dos professores. Também não será permitido durante os intervalos, com a finalidade de estimular e fortalecer a integração entre os alunos”, destaca o ministro.

Os estados e municípios, em parceria com as comunidades escolares, serão responsáveis por definir os formatos mais adequados para a implementação da lei, considerando as particularidades locais.

Um decreto do presidente, que sairá em até 30 dias, vai regulamentar a nova legislação para que comece a valer no início do ano letivo, em fevereiro.

Registrando

QUINELATO FREIOS NA AUTOMEC

A empresa Quinelato Freios, que tem à frente o casal Oswaldo e Luzia Quinelato Américo (foto), foi um dos destaques

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de