Tarde de 9 de agosto foi de festa na sede da GCM: 32 anos de compromissão junto aos montealtenses
A sexta-feira, 9 de agosto, foi especial para a Guarda Civil de Monte Alto. Foi nesse dia, em 1987, que pelas mãos do então prefeito Dr. José Rodrigues, iniciava oficialmente os trabalhos da corporação no município. Segundo a Lei nº. 13.022, de 8 de agosto de 2014, estão entre os princípios da Guarda Civil a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; compromisso com a evolução social da comunidade; e uso progressivo da força.
“Sou o único que sobrou da primeira turma. São muitos os que por aqui passaram e fazem parte desta riquíssima história. O nosso bem maior é o munícipe e, graças à nossa luta diária, a população acredita em nosso trabalho”, comentou o GCM Gilberto Luiz Goulart, ex-Comandante e atual diretor da Brigada de Incêndio, que aproveitou para destacar a importância da recente criação da Secretaria de Segurança Pública no município.
Em 1998, a Guarda de Monte Alto foi eleita a 5ª melhor do Estado. “Por ser o criador da Guarda, posteriormente, Dr. José foi eleito o nosso patrono. Foi ele, no ano de 86, que fez os trâmites necessários junto a São Paulo para que ela saísse do papel. O primeiro comandante foi o Cabo Batigalia, então Policial Militar, e, ao seu lado, o Subcomandante Modesto. Tivemos ainda, nos cargos de chefia, o Ribeiro, Raul Teixeira Alves, José Benedito Martins, Antenor Fracasso, Acrísio, Arari, Durigan, Milton Pauleti, Romes e Walter Raymundo”, destacou Goulart. Hoje, Antônio Mauro Miranda é o responsável pela equipe, que conta com um efeito de 31 guardas, 3 veículos e 2 motos.