
Um símbolo da fé local integra a Academia Marial de Aparecida, sediada no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (SP). Junto a outros títulos de Nossa Senhora, uma imagem da Virgem Montesina está exposta no local e chamou a atenção do Reitor do Santuário do Distrito de Aparecida, Pe. Sebastião Viana Júnior.
Ao lado da imagem da Virgem Montesina, uma breve descrição destaca a tradicional romaria ao Santuário, que reúne milhares de fiéis de diversas cidades da região, e a Lei Municipal de autoria do vereador Thiago Cetroni que declarou a peregrinação como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Monte Alto.
A tradicional romaria à Virgem Montesina também foi reconhecida como evento nacional pelo Ministério do Turismo, através de esforços da Diretoria de Turismo e Poder Legislativo.
A grata surpresa da exposição da Virgem Montesina veio no 2º Encontro de Reitores de Santuários, realizado na cidade de Aparecida do Norte, ocasião em que o Pe. Sebastião esteve junto ao Pe. Edson Guiaro, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e o Pe. Luiz Gustavo Scombatti, da Paróquia do Sr. Bom Jesus.
O evento reúne reitores dos santuários do estado de São Paulo e busca aprofundar várias temáticas e possibilitar a troca de experiências. O encontro teve início na segunda-feira, 21, e terminou na última quinta-feira, 24.
O local onde a imagem está exposta, a Academia Marial de Aparecida, foi fundada em 1985 e tem como objetivo o cultivo e o desenvolvimento teórico e prático da devoção à Padroeira do Brasil.