Por Ronaldo Maguetas
Assessoria da Câmara Municipal
O Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate a Hanseníase em Monte Alto, é um Projeto de Lei de iniciativa do vereador, professor Baltazar Garcia, que foi apresentado, em 2018, ao plenário da Municipal, e foi aprovado por unanimidade.
“O diagnóstico precoce é a melhor alternativa. Qualquer sintoma, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima”, afirma o parlamentar. Segundo ele, anualmente, acontece em diversos Estados brasileiros, a campanha Janeiro Roxo, que tem como objetivo informar a população sobre os riscos e sintomas da Hanseníase.
O diagnóstico precoce permite diminuir as chances de surgirem incapacidades físicas, além de favorecer a interrupção da cadeia de transmissão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 200 mil novos casos da Hanseníase são detectados em todo o mundo.
De acordo com Baltazar Garcia, o Brasil concentra mais de 90% dos casos da América Latina, sendo o segundo país com a maior prevalência da doença, atrás apenas da Índia. “Considerada por especialistas como uma doença tropical negligenciada, a Hanseníase representa no Brasil um grave problema de saúde pública”, explica o parlamentar.
Segundo ele, conforme dados do Ministério da Saúde, em 2018, foram registrados mais de 28 mil casos, cerca de 1.800 a mais do que em 2017 e quase 3.500 a mais do que em 2016.
A doença é mais frequente nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, que respondem por quase 85% dos casos do país.