João Paulo Rodrigues faz balanço da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Em 2015 estão previstas ações de combate ao desperdício de água, descarte de lixo eletrônico, entre outras

 

Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente, João Paulo Rodrigues, Eliane Camilo e Ênio Murakami durante reunião

 

     Na tarde de terça-feira, dia 10, o vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Rodrigues, convocou uma coletiva com a imprensa para fazer um balanço das últimas ações referentes à sua pasta, e também, para falar sobre as novidades para o ano de 2015.
O político destacou o mutirão do lixo eletrônico que ocorrerá entre 16 a 31 de março e a comemoração do Dia Mundial da Água, em 21 de março. “Vamos fazer um evento na Praça Central a partir das 9h, com a distribuição de panfletos informativos sobre como evitar o desperdício deste bem tão precioso, apresentações teatrais sobre o tema, além da entrega de mudas de plantas”, afirmou João Paulo.
Para os próximos meses, a Secretaria irá entregar uma cartilha de boas práticas ambientais. “Contamos com a parceria da ACIMA. Ela está sendo toda elaborada seguindo as leis municipais, com as obrigatoriedades e deveres dos cidadãos. Serão entregues 20 mil unidades nas residências”, ressaltou o secretário. Outra entrega prevista é o kit de controlador de vazão. “Serão gratuitos, com o objetivo de diminuir a saída de água das torneiras e, dessa forma, evitar o desperdício”.
João Paulo também comentou sobre o Viveiro Municipal. “Estamos em uma época em que temos a diminuição de mudas produzidas, por isso, a entrega é racionada. Mas o munícipe pode se dirigir ao local e fazer sua solicitação. Além disso, estamos providenciando a troca da bomba de água que está queimada. Por ser um local que tem ligação de água da SABESP, as mudas não ficam desfavorecidas”, ressaltou.
Outro assunto abordado foi o arquivamento de um inquérito civil sobre possíveis irregularidades quanto ao descarte de resíduos sólidos gerados em Monte Alto. “Verificou-se que a Prefeitura vem agindo regularmente no que concerne à disposição de resíduos sólidos, estando amparada e acompanhada pela rotineira fiscalização da CETESB, a qual atestou essa condição mediante resposta aos quesitos formulados por essa promotoria de justiça. Assim, promovo o arquivamento deste Inquérito Civil”, diz o decisão da Dra. Daniela Domingues Hristov, promotora de Justiça.
Por fim, João Paulo comentou sobre a posição de Monte Alto no programa Munícipio Verde Azul. “Acabamos pecando em três áreas, gestão da água, cujos dados são repassados pela SABESP, educação ambiental e arborização urbana, áreas que vamos investir neste ano. Em contrapartida tivemos excelentes números em esgoto tratado, com 11,98 de 12 pontos possíveis e resíduos sólidos com 11,7 de 12. Achamos alguns valores errados e pedimos uma recontagem”, finalizou.

 

 

 

 

 

Registrando

QUINELATO FREIOS NA AUTOMEC

A empresa Quinelato Freios, que tem à frente o casal Oswaldo e Luzia Quinelato Américo (foto), foi um dos destaques

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de