Jornal O Imparcial: 58 anos levando informação à população montealtense

Trazendo “no coração” os valores fundamentais de um bom jornalismo, este semanário foi e é presença garantida na história de Monte Alto

Desde 14 de fevereiro de 1965, quando foi publicada a primeira edição impressa do jornal com o título O Imparcial, este semanário sempre teve compromisso com o leitor para contar o dia a dia de Monte Alto e região. Depois de se firmar como um dos mais relevantes impressos da cidade e, recentemente, expandir sua marca para o ambiente digital, O Imparcial chega aos seus 58 anos alcançando milhares de leitores diariamente em suas plataformas impressa e digital.

Ao longo de pouco mais de meio século, muitas foram as transformações vividas por este jornal, nascido na época do linotipo, quando a história e os fatos da Cidade Sonho eram confeccionados letra a letra. Das páginas em preto e branco às coloridas; de poucas páginas por semana até edições com 56 páginas; de edições às sextas-feiras, depois aos sábados e, novamente, às sextas; a evolução de nossas logos; da simplicidade do papel às novidades tecnológicas.

Tanto errou quanto acertou, mas nunca abandonou seu principal propósito: levar informações precisas e pautadas nos valores éticos da profissão. Como o próprio nome já diz, O Imparcial não trata os fatos com subjetividade e não escolhe lados, mas é alinhado à objetividade, entregando, desse modo, informações fidedignas e de qualidade. Todos esses fatores somados resultam em um produto que transmite credibilidade.

O Imparcial vem acompanhando os acontecimentos da Cidade Sonho como quem acompanha um filho desde suas primeiras palavras. Como prova disso, o jornal detém o título de semanário mais antigo da cidade e, há 22 anos, está sob administração da terceira geração de responsáveis, a família Penhalbel Seconi.

Antes de chegar às mãos do casal José Renato Sartoretto Seconi (in memoriam) e Denise, O Imparcial teve como diretores os amigos Domingos Colatrello Neto (C), Atílio Orlandi (O), Rômulo Pereira Martins (M), Adilson Tiezereni (T), Romeu de Oliveira (O), José Sebastião de Lima (L), Carlos Augusto Nunes e sua esposa, Zeza Nunes.

Nossas incontáveis páginas deram espaço a coberturas especiais e fatos históricos importantes. Em meio a tantos acontecimentos marcantes, podemos destacar inaugurações de grandes empresas na cidade; festas do Padroeiro; expansão do comércio local; conquistas de conjuntos habitacionais, bem como a ampliação dos bairros do município; a chegada do telefone; a visita de governadores do Estado; inauguração de UBSs; posses de autoridades e suas despedidas; inauguração do Meu Pet Container; fundação de entidades; entre outros.

Durante toda a semana, as pautas são pensadas, as matérias são escritas e revisadas com atenção aos mínimos detalhes e, todas as quintas-feiras, o empenho de toda a equipe é materializado em mais uma edição impressa, que começa a circular nas manhãs das sextas-feiras. Um trabalho que é realizado em conjunto e que, quando finalizado, é visto com a sensação de dever cumprido.

Nos dias atuais, O Imparcial, além de circular sua edição impressa, também conta com suas páginas no Facebook e no Instagram, com 56 mil e 20,3 mil seguidores, respectivamente. Mais recentemente, o jornal expandiu-se para outras redes sociais, sendo elas o Youtube, TikTok e Twitter. Toda a evolução tecnológica também levou O Imparcial ao meio audiovisual em uma parceria com a Alternativa TV em que são realizados programas que levam informação e entretenimento diariamente à população.

Minha história com o jornalismo teve início aos 17 anos, quando ainda estava cursando o 3º ano do Ensino Médio, e não parava de refletir sobre o que queria para o meu futuro. Quando digo futuro, refiro-me à faculdade e carreira que pretendia seguir. As ideias se tornaram mais claras quando, um dia, minha mãe, durante uma discussão sobre educação, sugeriu o Jornalismo como uma opção em meio à indecisão que pairava em minha mente.

A ideia não era de todo ruim. Eu ponderei o conselho e busquei entender melhor como funcionava o jornalismo brasileiro. Passei a ler livros e artigos sobre o tema, assistir com mais assiduidade aos telejornais, a ouvir, todas as manhãs, a Rádio Cultura de Monte Alto e a pegar este semanário, além de outros, para ler.

Hoje, aos 19 anos e cursando Jornalismo, eu tenho a certeza de que escolhi o caminho certo, e O Imparcial foi o grande responsável por alavancar esse sentimento em mim. Como estagiário há quase um ano, adquiri e sigo adquirindo experiências valiosas diariamente; conheci pessoas de competência ímpar, que se dispõem a auxiliar este mero aprendiz que almeja se tornar um grande profissional da área.

Aqui, temos o costume de dizer que somos uma família, e é isso que torna O Imparcial tão especial. Cada texto, foto, entrevista, cobertura de evento e postagem é voltado aos interesses da população, que prima por informações confiáveis. É baseado nisso que o jornal seguirá, por quanto tempo for preciso, entregando o que há de melhor no jornalismo, enfrentando todas as adversidades, sem perder a essência e o compromisso que fazem deste jornal tão querido e respeitado em Monte Alto e região.

Siga, Jornal O Imparcial!

O PODER DA COMUNICAÇÃO
Cordel por Carlos Alberto de Alencar

Nascia em um Domingo, em pleno fervor de carnaval
no dia 14 de fevereiro de 1965 um Jornal de qualidade.
Era a garantia de dar a notícia séria: chegava o Imparcial.
Informando sempre com seriedade
cujo tempo mostrou sua credibilidade forte e triunfal
para contar os acontecimentos da história da Cidade.

Houve tempos que se falava “telefonista, completa minha ligação”
Chegou o telefone direto com listas de números e o jornal registrava.
O cancro cítrico, crise na agricultura do município, era preciso informação.
O Imparcial sempre presente, comprometido com os fatos e a notícia lá estava.
Centenário de Monte Alto, festa, concurso de miss, desfile cívico, grande emoção.
Mais uma vez o jornal presente, informação ao seu público é o que não faltava.

Quebra-quebra em Guariba, saques e até mortes por aumento do preço da agua.
Estavam vindo para Monte Alto os trabalhadores rurais, a coisa estava incontrolável
e lá estava o Jornal imparcial com sua equipe de reportagem cobrindo e cumprindo sua saga
de informar aos seus leitores o que aconteceria na cidade: greve ou acordo amigável
Não importava a notícia, se boa ou ruim, não tinha magoa, aos repórteres, sempre foi dito: traga.
Publicar, informar seus leitores, isso sempre foi uma missão jornalística incontestável.

Observação do autor: O jornal Imparcial noticiou a passagem da ditadura para a Democracia no ano de 1985, a virada do milênio nos anos 1999 a 2000 e a mudança do século no ano 2000 a 2001. Com a chegada da Internet é hoje um dos mais atuantes veículos da mídia digital da cidade de Monte Alto, com quase 60 mil seguidores no facebook e mais de 20 mil no Instagram, sem contar ser o único jornal impresso hoje existente Ninguém resiste a tanto tempo e a tanta evolução por acaso. Parabéns!

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na