O Ministério da Saúde lançou na segunda-feira, 18, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para imunizar jovens de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. A campanha vai até o dia 30 de novembro com a meta de atingir pelo menos nove milhões de pessoas e, assim, evitar complicações da doença.
Os jovens de 20 a 29 anos são o público-alvo porque foram eles quem mais contraíram sarampo em 2019, respondendo por 30% dos casos.
O Dia D de Vacinação será no sábado, dia 30 de novembro, quando os postos de saúde permanecerão abertos para receber esse público. Mesmo quem já tomou uma dose da vacina deve se imunizar, pois para se proteger são necessárias duas doses. Serão destinadas 11,3 milhões de doses para todo o país.
Nos últimos 90 dias, 5.660 casos de sarampo foram confirmados no país em 19 estados. São Paulo concentra 91% dos casos em 176 municípios.
CIDADE SONHO – No “Dia D” o atendimento será feito em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 7 horas às 13 horas. “O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, sendo transmitido quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. O sarampo pode ser fatal e a única maneira de evitá-lo é pela vacina. Para maiores informações, o telefone é (16) 3242-9783”, divulgou o Governo Municipal.
PRIMEIRA FASE DA CAMPANHA – Ocorreu em outubro e teve com público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, grupo mais vulnerável às complicações, sequelas e óbitos.
