Julio Zacarin Neto explica os motivos de não concorrer à reeleição no Legislativo

Vereador é o mais jovem da história a ganhar uma cadeira na Câmara Municipal de Monte Alto

Dos atuais 13 vereadores da Câmara Municipal, Julio Zacarin Neto é o único que não pleiteará nenhum cargo nas eleições de 15 de novembro; nove buscam se reeleger e três estão na disputa do Executivo (dois para prefeito e um para vice). Julio entrou para a história da política local como a pessoa mais jovem a se eleger vereador, aos 21 anos de idade. Nesta entrevista, o edil falou sobre os motivos que o levaram a tomar a decisão de não concorrer, como ele vê o cenário político atual, dentre outros questionamentos. Confira:

Jornal O Imparcial: Porque você optou em não concorrer à reeleição no Legislativo ou buscar integrar alguma chapa no Executivo?
Julio Zacarin: Há muito tempo venho analisando e refletindo. Pela Constituição Federal, o Legislativo não pode fazer projetos que causem despesas, a grande maioria das pessoas desconhece tal regra. Assim, as atribuições do Poder Legislativo são muito limitadas. Dessa forma, a atuação do vereador fica muito restrita e refém de prefeitos.
Deixei muito minha vida pessoal para segundo plano, porém, sou muito grato pela grande experiência de vida acumulada. Buscarei fazer pós- graduação ou em História ou Direito, nos quais já sou formado, pois o aprendizado é a maior riqueza que se pode obter e aproveitar mais os momentos com minha família; a morte levou meu avô, minha avó perdeu a vitalidade, e por falta de tempo deixei de vivenciar mais momentos com eles. O passado é algo que a gente não muda, mas ele é mais vivo que parece; já o futuro, mudamos a qualquer tempo.

Jornal O Imparcial: Como você avalia o seu atual mandato? Conseguiu cumprir com os seus objetivos propostos?
Julio Zacarin: Fui Presidente da Câmara no biênio 2017/2018 tendo sido eleito por unanimidade, algo bastante incomum nas disputas legislativas, sinal que sou respeitado no meio político e externo minha gratidão aos edis. Fiz uma gestão enxuta, sem nenhum cargo de confiança e nenhum gasto desnecessário; com o apoio de todos devolvi 1,6 milhão de reais à Prefeitura com o compromisso de destinar à Saúde e assim foram realizadas mais de 300 cirurgias de catarata e pterígio, compras de aparelhos auditivos e outras melhorias. Nunca havia sido Presidente, mas Vice, 1º Secretário, já. Busquei atender a população abrindo a Câmara para sediar reuniões de entidades, além da realização de audiências públicas para se resolver problemas trazidos até nós, algo inovador na história do Legislativo municipal. Sou humano, com virtudes e defeitos, mas sinto-me realizado pelos motivos acima descritos.

Jornal O Imparcial: Você foi o vereador mais novo da história de Monte Alto, depois ficou uma Legislatura fora (não se reelegendo) e voltou na passada e na atual. Qual a diferença do Júlio Zacarin de hoje para o Júlio que iniciou na política?
Julio Zacarin: Era muito jovem, tinha apenas 21 anos; tinha acabado de sair da Unesp onde cursei História. Como todo jovem, era impetuoso, sonhador, queria resolver as situações de forma rápida, esbarrando na realidade e ganhando até desafetos. Apesar de ter aumento de votos em 2008, não me reelegi, e em 2012 e 2016 tive sucesso nas eleições para a Câmara. Com o tempo e através da luz da experiência, o ser humano vai evoluindo com os erros, comigo não foi diferente. Hoje sou mais conciliador e aberto ao diálogo.

Jornal O Imparcial: Como você vê o atual cenário de pré-candidatos ao Executivo montealtense?
Julio Zacarin: Vejo que Monte Alto é uma cidade progressista, com uma economia diversificada. O eleitorado de uma forma geral está atento às propostas e almeja uma gestão arrojada. Das cinco candidaturas, vejo três delas com potencial para chegar à vitória. Hoje velhas práticas em se fazer obras e melhorias apenas em ano eleitoral, não ilude mais o eleitor que se encontra cada vez mais consciente.

Jornal O Imparcial: Você pretende contribuir com a política local de alguma forma no próximo ano?
Julio Zacarin: Quero contribuir com tudo que puder para nossa Monte Alto. O cidadão sem mandato que exerce sua profissão também colabora e muito com o município. Vou reivindicar sempre melhorias e o cumprimento da lei, exercer a cidadania plenamente.

Jornal O Imparcial: Alguma consideração final?
Julio Zacarin: Deixo registrada minha gratidão àqueles que votaram e apoiaram meu nome nas eleições destes últimos 16 anos. Meu eleitorado é de perfil esclarecido e trabalhador, vota por causa de propostas e não em troca do “toma lá, dá cá”. Assim, é um eleitorado bastante exigente que me fez esforçar cada vez mais. Agradeço ainda as críticas, pois através delas vem o aprendizado e assim a evolução. E peço desculpas pelas minhas falhas ou se não consegui atender alguém a contento. Desejo bênçãos e sorte para o próximo Prefeito e Câmara de Vereadores; nossa Monte Alto merece todo o respeito e consideração!

Registrando

QUINELATO FREIOS NA AUTOMEC

A empresa Quinelato Freios, que tem à frente o casal Oswaldo e Luzia Quinelato Américo (foto), foi um dos destaques

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de