Empresários, educadores e líderes da comunidade marcaram presença em Fórum Regional
Por Beatriz Ravagnani de Carvalho
Na última sexta-feira, dia 5 de setembro, a Rede LaPaz comemorou o sucesso da realização de seu primeiro programa de Prevenção às Drogas e Álcool em Monte Alto.
A Semana LaPaz, que atingiu mais de 3 mil alunos em 12 escolas da cidade, teve como evento final o 1º Fórum Regional de Prevenção, que reuniu autoridades, líderes comunitários e empresários de diversas localidades para se atualizar e discutir formas de minimizar os problemas causados pela dependência química.
Contando com o apoio de mais de 55 empresas, entidades, grupos e associações, a Semana Lapaz utiliza formas inovadoras para se comunicar com os adolescentes e jovens . Facebook, Youtube, teatro, dança e brincadeiras fazem parte dos métodos do programa, que obteve sucesso absoluto nas salas de aula em que foi ministrado.
O EVENTO – O Fórum Regional de Prevenção teve um caráter ecumênico, ou seja, de todas as religiões. Já no início, o público contou com as bênçãos do Padre Anderson Luis Chagas Mingatos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e do Pastor Telmo, da Comunidade Betel. Cada um à sua maneira, fizeram orações e reflexões sobre o tema tratado e oraram pelos que necessitam de ajuda.
Em sequência, o coordenador de tratamento da Associação Promocional Vida Nova-Horto de Deus, Wagner de Oliveira, em um simples vídeo nos remeteu a uma reflexão interna e externa sobre as drogas e as consequências que este ato traz. Após a palestra, o gestor do Sistema LaPaz, Rogério Menani, fez um balanço do que foi a Semana LaPaz.
“Nos surpreendemos com o resultado entre os alunos”, disse Menani. “O envolvimento e a animação com as atividades foram o ponto alto do projeto, o que nos deixou com a sensação clara de dever cumprido”.
A Companhia de Teatro Covil, em seguida, apresentou o primeiro ato da peça “Diálogos Trágicos – Um retrato da dependência”, de Zeca Spalioro. Esse espetáculo foi apresentado, completo em seus três atos, em todas as escolas da cidade envolvidas no projeto.
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – Depois do teatro, Hamilton Silva, Presidente do IBTF – Instituto Brasileiro de Tecnologia para a Formação, deu uma aula para quem estava presente. Com um aspecto de “aula de cursinho” entreteu a plateia e discursou sobre como ajudar um jovem que têm problemas com álcool e drogas em casa a não entrar nesse jogo. E utilizou como exemplo as cenas da peça apresentada.
Para finalizar, a Delegada Titular da Delegacia da Mulher de Monte Alto, Dra. Regina Marques , ministrou uma palestra sobre a situação atual das drogas e álcool na região e como isso tem afetado várias gerações de pais, filhos e netos. Como retardar ou aniquilar o uso de drogas e bebidas alcóolicas em casa? Para Regina, o exemplo é fundamental para que um ser humano de bom caráter seja formado.
Ao final de tudo, homenagens foram realizadas pela equipe do Sistema LaPaz com certificados de “Cidadão de Valor”, “Mérito em Responsabilidade Social” e “Mérito Educativo”.
De acordo com a direção do Sistema LaPaz, o material da Semana de Prevenção vai continuar a ser trabalhado pelas escolas da cidade até o final do ano.
Mais informações podem ser obtidas no site www.redelapaz.com.br , no e-mail lapaz@revistalapaz.com.br ou pelo tel.: (16) 3242-2466.