Mascote ‘Dineissauro’ torna-se patrimônio de Monte Alto

Criador da obra esteve na cidade para oficializar a doação dos direitos autorais
A paleontóloga Sandra Tavares, Deverson da Silva, a prefeita Maria Helena, o vereador Thiago Cetroni e o secretário de Turismo, Renan Petrasso, participaram da reunião, no Gabinete, que materializou a doação dos direitos autorais (Foto: Assessoria Municipal)

O paleoartista Deverson da Silva, conhecido como Pepi, esteve em Monte Alto na segunda-feira, 26, para oficializar um presente para a cidade: a doação oficial dos direitos autorais de sua obra, ‘Dineissauro’, mascote do Museu de Paleontologia, ilustrado em 2016.

A mascote leva o nome em homenagem a Cledinei Aparecido Francisco, apaixonado pela Paleontologia e colaborador do Museu há 34 anos.

Frequentador assíduo do Museu desde criança, Deverson conta os caminhos que o guiaram à ilustração: “Cheguei ao Museu com 9 anos. O professor Toninho pegou uma cadeira e me disse: ‘rapaz, fica aqui desenhando’. Agradeço todo o processo que passei no Museu, pois através dele entrei para o mundo da ilustração.”

A interlocução da doação dos direitos autorais para o município aconteceu através da coordenadora dos Museus, Dra. Sandra Tavares, e pelo diretor de Turismo, Renan Petrasso. Em visita ao município, o ilustrador, que reside em Blumenau/SC, esteve no gabinete da prefeita Maria Helena para oficializar a doação e registrá-la como documento oficial.

Deverson ressaltou o belo trabalho de Sandra à frente do Museu de Paleontologia e parabenizou Renan pelo incentivo e olhar do Turismo para o Museu de Paleontologia.

Também presente na reunião, o vereador Thiago Cetroni, que é o autor do Projeto de Lei que reconhece o desenho como Mascote Oficial do Museu, agradeceu Deverson e completou: “em nome da Câmara Municipal, reforço que, além desta entrega, este não será um símbolo adotado por uma gestão, mas tramita na Câmara para se tornar lei e ser adotado pelo município e, a partir de então, ad-eternum será utilizado como mascote do nosso Museu.”

O projeto deve ser apreciado e votado pelos vereadores em breve.

A única exigência na doação, acolhida pelo Poder Público, é que qualquer retorno financeiro de sua utilização seja revertido para o Museu de Paleontologia e aos trabalhos de escavações para novas descobertas.

“Tenho certeza de que, como você, seu desenho irá romper fronteiras, mas principalmente ele chegará ao coração dos nossos meninos e percebo que este é seu maior sonho. Essa assinatura vai ficar perpetuada na nossa história e, essa obra, na história de Monte Alto”, finalizou a prefeita Maria Helena.

Registrando

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o