Mais oportunidades de se qualificar para o mercado de trabalho, sem sair de casa. O Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação, que incentiva o empreendedorismo e o estudo tecnológico no País, deve lançar até o fim deste mês 122 mil vagas de cursos de qualificação profissional à distância. Todas gratuitas; confira em http://portal.mec.gov.br/novoscaminhos/oportunidades/index.html.
Um investimento R$ 60 milhões, fora a infraestrutura cedida pelos institutos e escolas técnicas vinculadas às universidades federais e instituições das redes estaduais, distrital e municipais.
As vagas dos cursos online serão liberadas aos poucos, assim que os acordos forem sendo firmados com as instituições parceiras. As novas oportunidades abrangem diversas áreas, como ciências agrárias, tecnologia da informação, meio ambiente, fotografia, línguas e empreendedorismo. A carga horária varia de acordo com a oferta.
Atualmente, já estão abertas oportunidades para se qualificar em áreas como agentes comunitários, assistente administrativo, comprador de moda, auxiliar pedagógico e operador de computador.
O Programa Novos Caminhos foi lançado no ano passado. Até 2023, a meta é ampliar em 80% o total de matrículas em cursos técnicos, alcançando 3,4 milhões de matrículas.
SISU EAD – A partir do segundo semestre deste ano, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passa a oferecer vagas em cursos na modalidade ensino a distância. O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
