Desde a última quinta-feira (10), pais e responsáveis podem acessar a versão digital da Caderneta de Saúde da Criança pelo aplicativo Meu SUS Digital. Com a novidade, as famílias poderão acompanhar, por exemplo, o histórico de vacinas, com previsão para as próximas doses e envio de notificações com lembretes para a hora de vacinar a criança.
A versão digital da caderneta não substitui a versão física, que continua a ser distribuída nas unidades de saúde. Ela é uma ferramenta adicional para que os pais, mães e responsáveis tenham acesso a informações essenciais sobre os cuidados e o desenvolvimento das crianças desde o primeiro dia de vida.
Os dados do desenvolvimento infantil e dos atendimentos em estabelecimentos do SUS serão lançados em tempo real na nova versão digital, por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde.
O documento reúne duas áreas fundamentais de atenção à saúde infantil: Registros de Saúde e Cuidados da Família.
A funcionalidade de ‘Registros de Saúde’ da Caderneta Digital traz ferramentas práticas para acompanhamento de vacinação e do crescimento, além do histórico clínico com informações sobre consultas e atendimentos realizados.
Já a área de ‘Cuidados da Família’ oferece conteúdos interativos e educativos, com orientações práticas sobre amamentação, alimentação saudável, prevenção de acidentes, uso consciente de eletrônicos, prematuridade, entre outros. Para acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança é necessário que tanto o responsável quanto a criança possuam contas ativas no Gov.br.