“Missão Gênese” do Hospital de Amor de Barretos recebe Moção de Congratulação

Autor da propositura foi o presidente da Casa; projeto educativo visa a prevenção do câncer e promoção de saúde

Na 118ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira, dia 16, O vereador-presidente da Câmara Municipal, professor Baltazar Garcia, apresentou ao plenário da Câmara Municipal, a Moção de Congratulação nº 006/2020 ao projeto “Missão Gênese” do Hospital de Amor de Barretos homenageando os educadores da Missão Gênese Sr. Reginaldo Batista Chicalé; Sra. Beatriz Carvalho Campos; ao Colégio Visão Anglo; à EMEB Professor Norival Mendes; EMEB Professora Juventina de Oliveira Penna Campos e a EMEB Doutora Rita Schlither de Mattos, tendo em vista a elevação do nome de nossa “Cidade Sonho” no programa educacional e tamanha nobreza deste projeto na área da prevenção do câncer e promoção de saúde.
Baltazar considerou que o projeto “Missão Gênese – Uma jornada nanocientífica em defesa da vida” é um projeto educativo do Hospital de Amor de Barretos, que foi iniciado em 2017, com o viés da necessidade de aproximar o público jovem do conhecimento produzido no Hospital de Amor; cujo propósito é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do autocuidado, que são as chaves para reduzir a incidência e diminuir o número de casos fatais.
Considerando também que no projeto elaborou-se um trabalho de imersão a bordo de uma unidade móvel voltado aos adolescentes de 11 a 15 anos, com objetivo de difundir a cultura e o conhecimento sobre autocuidado e prevenção de câncer; e a mecânica gamificada e a linguagem adaptada à realidade dos adolescentes proporcionam um maior envolvimento dos participantes com o tema, além de uma melhor compreensão e assimilação da mensagem transmitida, para proporcionar uma experiência que visa abordar um tema difícil de maneira lúdica, transformando os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, em protagonistas de uma aventura de investigação cientifica.
O projeto Missão Gênese visa que cada estudante/participante tenha um papel diferente e fundamental na missão, pois trabalhando em equipe formada por seis estudantes, eles aprendem, por meio de jogos e desafios, que hábitos saudáveis e escolhas inteligentes trazem enormes benefícios e diminuem o risco de se desenvolver doenças como o câncer ao longo da vida.
Baltazar agradeceu a nobre parceria do Colégio Visão – Anglo com a Prefeitura Municipal, através das escolas municipais: EMEB “Prof. Norival Mendes”, EMEB “Prof. Juventina de Oliveira Penna Campos” e EMEB “Dra. Rita Schlither de Mattos”, pois com essa parceria beneficiará cerca de 600 estudantes que participarão dessa experiência nanocientífica.
Por fim, destacou: “Enquanto educador estou muito feliz com um projeto tão envolvente e importante. A promoção da saúde deve fazer parte da vida de todos, por meio de um envolvimento dos adolescentes nesse maravilhoso projeto.”

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para