Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Jaboticabal, no dia 8 de janeiro, foi desativada a 8ª Delegacia de Serviço Militar, onde Monte Alto estava subordinada há mais de 50 anos. Participaram da solenidade o Tenente Coronel Marcelo Prodanov, chefe da 5ª CSM de Ribeirão Preto; o Tenente Marcelo Cunha de Azevedo, chefe do PRM de Ribeirão Preto; Tenente Graziele Bilibio e Sub-Tenente José Alcides de Figueiredo, da 3º Seção; e o Sargento Wesley Silva Mendes. Representando Monte Alto, marcou presença o encarregado da Junta de Serviço Militar, Marin Miramar Montini.
A Delegacia tinha como missão a fiscalização e orientação de todas as Juntas de Serviço Militar sob sua jurisdição, incluindo a realização do Alistamento Militar.
Fundada em 1971, a Delegacia teve sua primeira sede no antigo prédio da Escola Dom Pedro II, na Rua Juca Quito e integrando seis Juntas de Serviço Militar da região. Após quatro anos de funcionamento, o serviço foi transferido para Monte Alto, permanecendo até 1978. Ao retornar para Jaboticabal, a Delegacia já contava com oito Juntas de Serviço Militar: Barrinha, Guariba, Monte Alto, Jaboticabal, Matão, Pradópolis, Dobrada e Santa Ernestina.
Sob chefia do Capitão Osnei, a Delegacia assumiu a formação atual, com dezesseis Juntas de Serviço Militar e ocupando a atual sede – Rua 24 de Maio, 263.
Com a sua desativação, as Juntas de Serviço Militar passam a integrar o PRM – Posto de Recrutamento e Mobilização 02-003, do município de Ribeirão Preto.
A Junta de Serviço Militar de Monte Alto está localizada no Ganha Tempo Municipal – rua Nhonhô Livramento, nº. 983 – Centro.
