A Secretaria Municipal de Saúde ampliou, desde a última terça-feira, 20, a vacinação contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade. A aplicação das doses acontece em todas as unidades de saúde do município, exceto a Silvio Govoni, das 7h30 às 15h30.
Neste ano, a vacina contra o vírus influenza foi incorporada ao Calendário Básico de Vacinação, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Por isso, a imunização começou com os grupos prioritários, que englobava idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.
Apesar da ampliação, o público-alvo prioritário continua sendo o principal foco da campanha e deve se vacinar o quanto antes contra a gripe, pois são mais suscetíveis ao desenvolvimento de formas graves da doença.
Para receber a dose, é necessário ter a caderneta de vacinação e o Cartão SUS ou CPF em mãos. A vacina é gratuita e tem duração aproximada de um ano.
No sábado, 10 de maio, Monte Alto aderiu à mobilização promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre os grupos mais vulneráveis. Durante a manhã do ‘Dia D’, as unidades de saúde estiveram abertas das 8h às 12h para atender a população.
Segundo o governo estadual, até a última quinta-feira, 15, a cobertura vacinal contra a gripe era de 24,41% em todo o estado de São Paulo.