Monte Alto participa ativamente da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com uma série de atividades culturais que ocorrerão entre os dias 13 e 18 de maio. A edição deste ano celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, e tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
A programação local será desenvolvida pelos três museus da cidade: o Museu Histórico e Cultural “Dr. Fernando José Freire de Andrade”, o Museu de Arqueologia “Hypólito Barato” e o Museu de Paleontologia “Prof. Antônio Celso de Arruda Campos”.
No Museu Histórico-Cultural, em parceria com o Museu de Arqueologia, a exposição “Monte Alto ontem e hoje: um olhar sobre o passado-presente” estará aberta ao público entre os dias 13 e 18 de maio. A mostra é resultado de uma pesquisa colaborativa com o Projeto Turvo e destaca materiais arqueológicos do sítio Água Limpa, reforçando a conexão entre o passado e o presente da nossa cidade.
Nos dias 13 e 14, os visitantes também poderão participar da atividade “Uma Aventura no Tempo: Descobrindo os Museus de Monte Alto!”, na qual serão convidados a registrar suas impressões sobre os museus utilizando máquinas de escrever, em uma proposta lúdica e reflexiva sobre o papel dos museus no futuro.
Já no Museu de Paleontologia, a programação começa no dia 13 com a mesa-redonda “Jovem em ação: uma história de milhões de anos sob um olhar do futuro”. Jovens estagiários do museu vão compartilhar suas experiências e dialogar com o público sobre o fascinante mundo da paleontologia.
No dia 14, a atividade “Laboratório de portas abertas” permitirá ao público acompanhar de perto o trabalho de preparação de fósseis realizado por esses jovens. No dia 15, a Praça Antônio Serralha receberá a ação “Paleontologia além do museu: o mundo dos dinossauros na MovCeu”, com realidade virtual e leitura de livros temáticos.
Encerrando a programação, entre os dias 16 e 18 de maio, será realizada a exposição “Reciclar: Mundo dino em papel”, que reunirá esculturas de dinossauros feitas com papel reciclado pela população. As obras podem ser entregues no museu até o dia 14.