Monte Alto declara situação de emergência o para enfrentamento da dengue

Município tem 170 casos confirmados da doença neste ano, além de outros três suspeitos; Jardim Alvorada lidera as estatísticas

Na última quarta-feira, 19, a Prefeitura de Monte Alto declarou situação de emergência em saúde pública no município com o objetivo de combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

O decreto considera a necessidade de uma resposta urgente à epidemia da doença na cidade, em função do expressivo aumento de consultas nas unidades de saúde municipais, da circulação dos sorotipos DENV-2 e DENV-3 e da falta de limpeza em imóveis particulares, tanto nas áreas urbanas quanto rurais.

A partir da publicação do decreto, todas as secretarias municipais, por meio de seus servidores, devem trabalhar em conjunto, priorizando ações voltadas à situação de emergência.

Além disso, todos os proprietários, compromissários ou possuidores de imóveis particulares ficam obrigados, dentro do prazo de 15 dias, a promover a limpeza de terrenos sem construções, terrenos com obras inacabadas ou abandonadas, jardins de prédios desocupados ou abandonados, e as calçadas em frente a estes imóveis.

A limpeza envolve a remoção de lixo e entulho e a capinação – corte de grama e vegetação -, com a finalidade de evitar que esses locais se tornem criadouros do Aedes aegypti e de outros animais e insetos peçonhentos.

Os agentes municipais terão autorização para entrar em imóveis fechados ou abandonados com o propósito de erradicar focos do mosquito. Caso o proprietário se recuse a permitir a entrada, os agentes poderão realizar a fiscalização e o combate aos focos acompanhados de autoridade policial ou guarda civil municipal.

O Decreto nº 4.988 tem vigência de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados da data de sua publicação.

Em 2025, Monte Alto já registrou 170 casos positivos de dengue, além de três suspeitos. O bairro Jardim Alvorada lidera as estatísticas, com 36 casos confirmados, seguido do Jardim Jaqueline, com 17.

No mesmo dia da publicação do decreto municipal, o governo de São Paulo também declarou situação de emergência em todo o estado, que já contabilizou 104 mortes por dengue neste ano, com 226 óbitos em investigação, além de 117.502 casos confirmados.

Registrando

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o