
Monte Alto esteve presente na manhã de ontem, 5, no Palácio dos Bandeirantes para evento de certificação do Programa Município VerdeAzul. A comitiva foi formada pelo prefeito João Paulo Rodrigues, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tadeu Veronezi Nunes e o diretor de Marketing, Raphael Surano Bertolli. O secretário de Esporte e Lazer, Diomedes Oliveira e o jornalista Luiz Felipe Nunes, presentes na capital para outro compromisso, também acompanharam a solenidade.
Tadeu é interlocutor do programa em Monte Alto desde o primeiro ano da atual gestão, em 2017, enquanto diretor municipal de Tecnologia da Informação. Com as conquistas obtidas através do seu trabalho e sua constante preocupação com as questões ambientais e sustentáveis, no momento da reformulação no quadro de comissionados, assumiu a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, alcançando resultados importantes desde então, como a criação do Ecoponto Municipal para descarte adequado de lixo eletrônico e a reativação do Viveiro de Mudas Municipal. Atualmente, Tadeu Veronezi Nunes e Raphael Surano Bertolli compartilham as funções, respectivamente, de interlocutor e suplente do programa, assim como a participação atuante no COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, como presidente e secretário.
Após a 20ª colocação em 2018, com 89,38 pontos, desta vez Monte Alto ficou com o 36° lugar, com 89,09 pontos, entre os mais de 600 municípios paulistas participantes e 94 certificados.
O governador de São Paulo, João Dória, esteve presente na solenidade, assim como o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Rodrigues Penido e o coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva e sua equipe.
A pré-certificação do PMVA aconteceu em 11 de julho, na cidade de Bauru. Na ocasião, 164 municípios receberam o diploma, dos 638 municípios paulistas inscritos no programa.
No Programa Município VerdeAzul, os municípios são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.