Promovido pela agência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e pela fundação estadunidense Arbor Day, o programa Tree Cities of the World – em tradução livre, Cidades-Árvore do Mundo – destaca os municípios que desempenham uma boa gestão e manejo de suas arborizações.
A certificação do programa engloba a administração adequada das árvores nas cidades, bem como o gerenciamento e a manutenção delas, seja no Brasil, seja no mundo.
No ano de 2022, 168 cidades, de 21 países, receberam certificação por desenvolverem tais iniciativas; deste número, 20 são brasileiras, dentre as quais está Monte Alto, que foi anunciada como integrante deste seleto grupo de municípios, que inclui, também, Cordeirópolis (SP); Guarujá (SP); Hortolândia (SP); Ribeirão Preto (SP); São Carlos (SP); São José dos Campos (SP); São Paulo (SP); Niterói (RJ); Rio de Janeiro (RJ); Araucária (PR); Cianorte (PR); Ivaiporã (PR); Marialva (PR); Maringá (PR); Paranaguá (PR); Recife (PE); Paraíba (PB); Campo Grande (MS); e Fortaleza (CE).
“Nosso trabalho focou em Educação Ambiental e no plano científico de arborização feito em parceria com a USP”, destaca Fabio Gabriel Nascibem, secretário de Agricultura e Meio Ambiente. Ele ainda acrescenta que as próximas ações a serem realizadas envolvem pagamentos por serviços ambientais e projetos ‘Tamanduá’ e ‘Bairro + Verde’.
O número de cidades brasileiras reconhecidas pelo programa, de 2018 a 2020, era de apenas três; em 2021, saltou para oito e, em 2022, alcançou os 20 municípios. A certificação será entregue em cerimônia que será celebrada em outubro, em Washington, capital dos Estados Unidos.
