
Na quinta-feira, 3 de dezembro, a Prefeitura de Monte Alto recebeu um documento que consagra o município entre os certificados no programa “Cidadania no Campo – Município Agro”, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. No total, foram 400 cidades paulistas participantes neste primeiro ano de programa e 24 cumpriram as metas estabelecidas e receberam a certificação. Monte Alto ficou com o 22º lugar, alcançando 54,5 pontos, e foi o único município a conquistar o selo na microrregião.
O certificado é assinado pelo atual secretário estadual, Gustavo Junqueira, e foi encaminhado, digitalmente, ao secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tadeu Veronezi Nunes. Criado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo em 2019, e sendo aplicado pela primeira vez neste corrente ano, o “Cidadania no Campo – Município Agro” tem como objetivo estimular as prefeituras a implementar agendas estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista.
O programa é baseado em dez critérios técnicos que avaliam a qualidade da gestão municipal e sua capacidade de atender bem o cidadão do campo, independentemente do tamanho do município em termos de habitantes ou orçamentos. Fazem parte do sistema de pontuação do programa: estrutura institucional, infraestrutura rural, produção e consumo sustentável, defesa agropecuária, abastecimento e segurança alimentar, fortalecimento social do campo, solo e água, biodiversidade, resiliência e adaptação às mudanças climáticas e interação campo-cidade. Os municípios mais bem avaliados terão preferência de acesso a recursos financeiros geridos pela Secretaria.