
Entidade filantrópica que tem por finalidade acolher e alojar crianças e adolescentes de todas as regiões do Brasil, que buscam tratamento no Hospital de Amor de Barretos e que não possuem possibilidades econômicas para permanecerem na cidade durante o período necessário, bem como seus acompanhantes, a Casa Acolhedora Vovô Antônio viveu um domingo especial em 1º de setembro; Monte Alto teve participação determinante mostrando, novamente, a veia solidária de seus munícipes.
A cidade está presente na vida das crianças da Casa Vovô Antônio desde 2006. Agora, em 2018/2019, em uma primeira etapa, foi realizada a compra de um terreno de 4.000 m² no valor de R$ 450 mil (atuação direta dos montealtenses e região por meio de várias ações realizadas), juntamente com a construção da “Ala da Providência” e inauguração de sete novos apartamentos no valor de R$ 50 mil cada, viabilizados com a doação dos empresários Luiz de Oliveira Filho/Maria José Manzoni Oliveira – apartamentos 1 e 2; Kogi Fugita/Emiko Hori Fugita – apartamentos 3 e 4; Ângela Maria Carbone Ferreira – apartamento 5; Lair de Oliveira Thomé – apartamento 6; e Grupo Amigos Solidários de Jaboticabal/Nelson José Figueiredo Gonçalves (in memoriam)/CMDCA – apartamento 7. “Também devemos agradecer à Mônica Quinelato Américo Luz, que comemorou seus 40 anos e doou quatro ares condicionados às crianças; ações como esta representam uma esperança para nossas crianças”, comenta o empresário Roberval de Oliveira, um dos responsáveis por captar recursos na Cidade Sonho.
Monte Alto já iniciou a construção da segunda etapa, no mesmo terreno, com mais quatro apartamentos doados, que serão inaugurados em breve. Os benfeitores, também presentes na oportunidade, receberam um certificado com seus nomes denominando os apartamentos, entre eles, o Pe. Luiz Gustavo Scombati – apartamento 8; Edenir Mendes – apartamento 9; Natalin Donizete Marchiorri ‘Natal Lanches’ – apartamento 10 – que doou 50% (outro nome está a definir); outro com 50% já adquirido com a renda de três bazares feitos em Monte Alto – dois na escola Dr. Raul e o ‘Bazar Chic é Ser Solidário’ – apartamento 11. Em mais um momento emocionante do dia, a empresária, Zezé de Oliveira anunciou que repassará mais um valor, equivalente a meio apartamento, fruto de um recurso familiar que recebeu de seu saudoso pai.
Em Monte Alto, o trabalho de arrecadação de fundos para a Casa é coordenado pelo Terço dos Homens ‘Nossa Senhora das Graças’, Grupo ELO, colaboradores da Paróquia do Senhor Bom Jesus e simpatizantes da causa.
“A Casa Acolhedora foi um sonho que começou a se tornar realidade com a doação da área pela senhora Sirlene Souza, que sempre teve a vontade de fundar um local para acolher os pequenos enfermos e seus acompanhantes. Ao longo dos anos, com a união de muitos outros ‘sonhadores’, a Casa vem crescendo e conseguindo acomodações para acolher mais, acrescenta Roberval de Oliveira. “Por causa de vocês, empresários e colaboradores, somos uma grande família e família é onde o amor começa e nunca termina. Muito obrigado a todos”, completou.
O médico responsável pela pediatria no Hospital de Amor, Dr. Luiz Fernando Lopes, também esteve presente e falou sobre a importância da Casa Vovô Antônio para os pacientes e ainda, da necessidade de sua constante ampliação.
O LOCAL – Hoje, a Casa tem capacidade para atender 162 pessoas entre crianças, adolescentes e acompanhantes, distribuídos nas alas do Amor (pediatria); da Esperança (transplante de medula óssea); e da União (paliativo). São servidas, diariamente, cinco refeições, doadas pelo Hospital de Amor, assim como o transporte dos pacientes até o hospital para o tratamento. Os princípios que norteiam os trabalhos são divididos em cinco leis: respeito ao ser humano e seus direitos; excelência no atendimento às necessidades do menor; rigoroso e pontual cumprimento das obrigações com os colaboradores, fornecedores, familiares dos assistidos, com amor e carinho; as crianças e adolescentes assistidos são os maiores patrimônios da instituição; e o trabalho objetiva unicamente ser útil aos pacientes e familiares. O local foi idealizado por Sirlene Maria de Oliveira de Souza em 1998, inaugurado em 2002.
HISTÓRICO – Monte Alto tem participação sempre maciça na história da Casa Vovô Antônio. Em 2006 foram inaugurados, na “Ala Paliativos”, os apartamentos 3 e 4, doações da Diafrag Indústria e Comércio de Moto Peças Ltda (empresário José Flávio Gonçalves) e apartamentos 5 e 6, doados pelos Lions Clube, na ocasião, sob a gestão do casal presidente Adege e Coquinho Lourenço. Em 2012, foi entregue uma brinquedoteca com sala de informática, jogos, repouso, beleza, aulas e cantina para festas. Já em 2013, na “Ala de Transplante de Medula Óssea”, foi a vez do apartamento 13, gentileza do bairro Anhumas através de Kenhiti Sakoda, além de dois banheiros externos para os acompanhantes. Em 2017 houve a inauguração dos apartamentos 14 e 15, uma ação do Grupo Elo, Terço dos Homens ‘Nossa Senhora das Graças’ e Movimento do Bem.
No ano de 2018, com todas as construções terminadas, Sirlene Souza e Lair de Oliveira Thomé, responsáveis pela Casa, em uma conversa com os empresários Roberval de Oliveira e Pascoal Iazeta, fizeram mais um pedido para ampliação do local, que foi concretizado neste 1º de setembro. Todos os meses, os montealtenses também destinam alimentos variados para a elaboração do cardápio diário.
Para realizar as várias contribuições, eventos acontecem constantemente na Cidade Sonho para a obtenção de fundos, como o Bazar do Raul – iniciativa de Cláudia Denadai e equipe Raul; Bazar “Chic é Ser Solidário’, idealizado por Luciana Fantini e Almir Fantini; venda de ‘Pizza Criança Feliz’, pelo Grupo ELO; Show do cantor Thiago Brado, realizado em 2018; Festa da Medalha Milagrosa, que acontece anualmente e o ‘Bazar Infantil’, projeto que acontecerá nos próximos meses, em sua primeira edição, numa iniciativa de Adege e Coquinho.
“Quero agradecer toda a população montealtense, ao Terço dos Homens ‘Nossa Senhora das Graças’, Grupo ELO, Movimento do Bem, Paróquia Senhor Bom Jesus de Monte Alto, e aos amigos de trabalho, pela confiança em nós depositada, e dizer que tudo que é feito com amor rende momentos de felicidade e traz frutos para a eternidade”, finalizaram as irmãs Sirlene e Lila, bastante emocionadas na cerimônia de inauguração dos novos apartamentos.