Nascimentos no Brasil atingem menor nível desde 1977, aponta IBGE

Queda contínua nos registros de nascimentos preocupa, destacando desafios demográficos e mudanças sociais.

O Brasil enfrenta uma queda nos registros de nascimentos, conforme revelado pelos últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2022, o país registrou apenas 2,62 milhões de nascimentos, marcando uma queda de 3,5% em comparação com o ano anterior (2,63 milhões) e alcançando o menor número desde 1977, cuja série histórica foi iniciada em 1974.

Vale destacar que este é o quarto recuo consecutivo. Para efeito de comparação, em 2018, o país registrou 2,89 milhões de nascimentos. Quando comparado aos cinco anos anteriores à pandemia do coronavírus (2015-2019), há uma queda de 11,4%.

Analisando regionalmente, as regiões Nordeste e Norte foram as mais afetadas, com quedas de 6,7% e 3,8%, respectivamente.

Além da queda nos nascimentos, outro aspecto relevante é o aumento nos divórcios e nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Em 2022, o número de divórcios aumentou em 8,6%, enquanto os casamentos entre pessoas do mesmo sexo atingiram um recorde de 11 mil.

A análise dos dados também revela uma mudança nas faixas etárias das mães que dão à luz. Embora a faixa etária de 20 a 29 anos ainda seja predominante, houve uma diminuição significativa nesse grupo ao longo dos anos.

53,1% dos nascimentos, em 2010, eram de mães nessa faixa etária, enquanto em 2022 esse número caiu para 49,2%. Além disso, houve uma queda na proporção de mães com menos de 20 anos, o que pode indicar mudanças nos padrões de planejamento familiar e acesso à educação sexual.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para