Nova variante da Covid-19 causa primeira morte no estado de São Paulo

Paciente de 72 anos estava internada e apresentava comorbidades; outros estados já apresentam casos da variante

Após um período de queda nos casos da Covid-19 em todo o país, a doença voltou a ganhar força nos últimos dias devido ao surgimento de uma subvariante da linhagem Ômicron do coronavírus: a BQ.1

A nova cepa está associada ao recente aumento de casos da doença nos Estados Unidos, Europa e China. No Brasil, o sequenciamento genético da variante já havia sido encontrado no Amazonas, no dia 20 de outubro, de acordo com a unidade da Fiocruz no estado. No último sábado, 5, no Rio de Janeiro, foi registrado o primeiro caso da BQ.1 no Brasil; a mulher, de 35 anos, já havia tomado as quatro doses da vacina e não apresentava sintomas graves. Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás e São Paulo também registram novos casos.

Em São Paulo, nesta terça-feira, uma mulher de 72 anos foi a primeira vítima da nova variante do coronavírus. Ela estava internada entre os dias 10 e 17 de outubro, quando veio a óbito. A paciente apresentava comorbidades, segundo a Secretaria de Saúde do estado.

De acordo com especialistas, a BQ.1 é parecida com as demais variantes da Covid-19, não havendo mudanças nos sintomas geralmente apresentados, como febre, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar. No entanto, o que a diferencia é o escape maior da proteção das vacinas.

A BQ.1 apresenta uma mutação na proteína spike, que se localiza na superfície do SarsCov-2, e possibilita que ela se ligue e infecte as células do corpo humano.

É recomendado, para conter a proliferação do vírus, que a população esteja com o calendário vacinal atualizado, incluindo as doses de reforço. Além disso, o ideal é que a população, principalmente os mais idosos e imunossuprimidos, utilizem máscara em locais fechados.

Apesar da nova variante ser mais resistente à imunização das vacinas, elas ainda seguem sendo o principal meio de se prevenir contra casos mais graves da doença.

Em Monte Alto, a campanha de vacinação contra o coronavírus segue sendo realizada nas UBSs. Para se vacinar, o munícipe não precisa agendar, basta se dirigir a um dos postos de saúde, com exceção do Sílvio Govoni, e apresentar a carteirinha de vacinação. A 4ª dose está disponível para pessoas acima de 40 anos; abaixo de 40, apenas para pessoas imunossupressoras.

Caso sinta qualquer sintoma que seja comumente relacionado à Covid-19, procure a unidade de saúde mais próxima.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para