O Imparcial: 57 anos de circulação em Monte Alto

Pautada, primordialmente, pela função social de informar, a história do Jornal mistura-se com a história do município

Por: Beatriz Barroso de Oliveira

Desde pequena, me lembro de ser apaixonada pelo Jornalismo. Não da maneira como o conheço hoje, mas mesmo sem entender como aquilo era feito e qual era sua finalidade, passava horas e horas admirando as folhas de um jornal, seus detalhes, a maneira como tudo parecia se encaixar em cada página.

Acredito que tenha herdado muito deste hábito do meu avô, que prezava muito pelos seus momentos de leitura e, religiosamente pela manhã, fazia suas refeições acompanhado dos jornais de que era assinante.

Hoje, aos 23 anos e cursando Jornalismo, entendo ainda mais a magia desta ferramenta e quão poderosa ela é. Como estagiária, tenho a oportunidade e privilégio de integrar a equipe do Jornal O Imparcial, onde aprendo diariamente e onde adquiri, e sigo adquirindo, experiências profissionais e pessoais que levarei por toda minha vida.

Um jornal tem como principal função expor fatos atuais e de interesse social, e é isso que O Imparcial se propõe a fazer, semanalmente, em suas páginas. Dois fatores fundamentais à existência do Jornal, concretizados ao longo do tempo, ajudam a perdurar este legado de sucesso: credibilidade e imparcialidade.

O Imparcial está presente – intrinsecamente – na história da cidade e de seus assinantes. Com a redação mais antiga de Monte Alto, o Jornal está sob comando de sua terceira geração de responsáveis, com a família Penhalbel Seconi, há 21 anos.

Depois de morar por dez anos em Avaré, onde também atuaram no ramo jornalístico, o casal José Renato Sartorretto Seconi (in memorian) e sua esposa Denise Penhalbel Seconi, atribuem a O Imparcial o sonho realizado de retornar para sua cidade natal, Monte Alto. Antes de chegar em suas mãos, o semanário já havia tido como diretores os amigos Domingos Colatrello Neto (C), Atílio Orlandi (O), Rômulo Pereira Martins (M), Adilson Tiezereni (T), Romeu de Oliveira (O) e José Sebastião de Lima (L), Carlos Augusto Nunes e sua esposa, Zeza Nunes.

Acompanhando as mudanças ao longo do tempo e reinventando-se conforme o momento pedia, O Imparcial sempre esteve comprometido com a busca pela verdade e pela informação de qualidade, priorizando um jornalismo ético e transparente.

A contribuição do Jornal não está apenas em escrever a história do município, mas também no papel relevante que desempenha na mediação da informação aos seus leitores. Credibilidade é algo que se conquista com dedicação e fidelidade aos fatos. Por isso, o impresso busca fazer jus à confiança depositada pelos leitores.

Na bagagem dos 57 anos de circulação, inúmeros amigos, colaboradores, assinantes e anunciantes foram colecionados, bem como fatos, fotos e registros que entraram para a história da Cidade Sonho, como nas imagens abaixo, colhidas aleatoriamente pela equipe especialmente para esta edição.

Em nossas páginas, já foram noticiados fatos como a chegada do telefone a Monte Alto, posse de seus governantes, assim como suas partidas, inauguração de instituições na cidade, Festas do Padroeiro, datas importantes para as indústrias do município, fundação e posse de diretorias de entidades, inauguração do Poção da Sabesp, conquistas de conjuntos habitacionais, iluminação completa no Jardim Alvorada, inauguração do pavilhão hospitalar da Santa Casa, inauguração da Unimed, composição de Mesas Diretoras do Legislativo, entre tantos fatos marcantes, além de publicação de atos oficiais dos setores público e privado.

A cada edição finalizada, a sensação é sempre a mesma: a de acabar uma obra de arte ou modelar uma escultura. Tudo é pesquisado, apurado, pensado e redigido. Com o sentimento de dever cumprido, a gente brinca que a cada edição nasce um novo filho.

Nos últimos anos, o Imparcial estendeu seu alcance também às redes sociais e, desde que por lá chegou, os números não param de crescer. Com informações sendo atualizadas quase que em tempo real (muitas o são), a página do semanário no Facebook acumula quase 52 mil seguidores; no Instagram, eles são 18 mil.

Além do meio impresso e digital, O Imparcial também marca presença no meio audiovisual. Através de uma parceria com a Alternativa TV, são realizados programas diários levando informação e entretenimento ao telespectador.

Uma história de erros, acertos, vitórias e, principalmente, orgulho. É assim que se definem os 57 anos do Jornal O Imparcial em Monte Alto, que almeja vôos ainda maiores para os anos que virão. O agradecimento especial se direciona a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram e contribuem com esta trajetória.

 

 

Registrando

QUINELATO FREIOS NA AUTOMEC

A empresa Quinelato Freios, que tem à frente o casal Oswaldo e Luzia Quinelato Américo (foto), foi um dos destaques

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de