Manifestações pró e contra o presidente Jair Bolsonaro estão espalhadas por todo o país. Em Monte Alto a situação não é diferente. Semana passada, dois outdoors foram colocados e, em ambos, o apoio ao Presidente da República é o ponto chave. O caso ganhou ampla repercussão nas redes sociais. Para falar sobre o caso, o Imparcial conversou com o empresário Fábio Lanfredi, um dos responsáveis pela ação. Confira, abaixo, a reportagem exclusiva.
Jornal O Imparcial: Como surgiu a inspiração para o ato? Quem está na organização?
Fábio Lanfredi: O Presidente Bolsonaro só tem o povo para promovê-lo. A omissão nos constrange, então decidimos por expor nosso apoio na direção que acreditamos. O outdoor seria uma forma de expressar esse apoio ao Presidente, não por redes sociais, mas com ação, divulgando aos cidadãos montealtenses nossa sintonia com a política nacional. O movimento de apoio com outdoors é generalizado em toda área nacional, porém, aqui na região, fomos incentivados pelo Grupo 100% Bolsonaro, da cidade de Bebedouro. Eu, Fábio Lanfredi, Prof. Tenório, Décio (Soulan) entre outros, os quais não tenho autorização para divulgação de nomes, estão na organização. Somos patrocinadores que representam o bem família e trabalho, representantes de diversos segmentos da sociedade, agricultores, pintores, comerciantes, empresários, carpinteiros, consultores, professores, servidores públicos, religiosos, etc.
Jornal O Imparcial: Você não teme alguma represália como as que ocorrem em outras cidades? (o outdoor ser derrubado, pichado, por exemplo).
Fábio Lanfredi: Na eleição passada, Bolsonaro teve 81% dos votos válidos no 2° turno. O Haddad que disputou a final com Bolsonaro ficou em 4° lugar no 1° turno aqui em Monte Alto, atrás de Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT). A leitura que fazemos é que Monte Alto é uma cidade conservadora e aqui os ânimos estão contidos. Também, temos conosco que a sociedade é civilizada e não haverá vandalismo. Porém, nesse momento de pluralismo ideológico tudo pode acontecer, embora minoria. Temos apoiadores em vigilância compartilhada. Nós, apoiadores, manteremos a máxima de ordem, disciplina e respeito!
Jornal O Imparcial: Como definiram a localização dos outdoors? Eram os locais disponíveis ou teve alguma estratégia?
Fábio Lanfredi: Foi basicamente a disponibilidade de local, depois foram escolhidos os melhores locais.
Jornal O Imparcial: Esse ato tem alguma ligação com a política local?
Fábio Lanfredi: Nenhuma ligação com a política local, zero! Acreditamos que cidades com menos de 200 mil habitantes não fazem ligação de política nacional x municipal. Aqui a sociedade foca na pessoa a qual tem afinidade, convívio, ou simplesmente é popularmente conhecida. Discordamos disso, mas acreditamos no amadurecimento político das pessoas, pois é ela, a política, que vai direcionar nossa sociedade.
Jornal O Imparcial: Você acha que, com essa atitude, não possa surgir outdoors com mensagens contrárias a Bolsonaro?
Fábio Lanfredi: Como disse, Monte Alto é uma cidade conservadora, porém é possível haver publicidades contrárias a nossos pensamentos. Não vamos nos opor a isso, desde que haja respeito, não estamos ofendendo ninguém, queremos reciprocidade. Temos respeito ao contraditório.