Padre Edson Guiaro assume a Paróquia Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Religioso estava coordenando a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Bebedouro

Nascido em Monte Alto em 20 de novembro de 1971, no berço da Família Guiaro (pai Gonçalo, mãe Maria Aparecida e irmã Andréa Cristina – moradores da comunidade São Cristóvão), o Padre Edson Cesar Guiaro é o novo Administrador Paroquiar da Paróquia Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, antes conduzida pelo Padre Anderson Carvalho, que foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Bebedouro. Padre Edson foi instituído no novo cargo pelo Bispo Dom Eduardo Pinheiro da Silva, em cerimônia realizada na noite de sábado, o, na comunidade de São João Batista. Em entrevista ao O Imparcial, Padre Edson falou sobre sua história sacerdotal e sobre a sua nova responsabilidade.
Jornal O Imparcial: Como o Senhor descobriu o seu dom no ministério Sacerdotal?
Padre Edson Guiaro: Primeiramente, pelo exemplo e motivação de minha avó, Maria Cordeiro, muito espiritualizada e devota de São Benedito e, sobretudo, de Nossa Senhora. Como estímulo, ela construiu uma capela dedicada a São Benedito e a Nossa Senhora, ao lado de sua casa. Ali conquistei as minhas primeiras experiências referentes à minha vocação e fui amadurecendo o desejo de meu encontro pessoal com Deus através de participações em diversas atividades como celebração da palavra, recitação do santo terço, procissões, acolhida a famílias afastadas da comunidade, visita e atendimento aos enfermos, especial atenção e cuidados aos “boias-frias”, quando eu ainda tinha dez anos de idade, ofertando o café da manhã e recolhendo os pães dos carrinhos de lanche, generosamente doados. Após, reuniam-se todos diante da imagem de Nossa Senhora para uma oração recebendo a bênção para mais um dia de trabalho.

Jornal O Imparcial: Onde o Senhor iniciou sua vida Pastoral?
Padre Edson Guiaro: Na comunidade de São Cristóvão, desempenhando a função de catequista por mais de dez anos, coroinha e acólito, que me abriram as portas para o meu ingresso no Seminário. Também acrescentou na minha formação a participação em círculos bíblicos e coordenador do movimento das capelinhas. Um clímax foi alcançado com o apadrinhamento do nascimento da Renovação Carismática Católica, em Monte Alto, na Capela particular de São Benedito e Nossa Senhora presenteada pela minha avó, Maria Cordeiro.

Jornal O Imparcial: Onde começou sua formação de seminarista?
Padre Edson Guiaro: Na cidade de Brodowski, por sete anos. Os três primeiros anos cursei Filosofia na cidade de Batatais, na Faculdade Claretianas e, durante um ano, Teologia na Faculdade CEARP em Ribeirão Preto; finalizei com mais três anos de Teologia na cidade de Brodowski no seminário Arquidiocesano de Ribeirão Preto, Maria Imaculada. Concluídos meus estudos, fui ordenado Diácono, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pela imposição das mãos do saudoso D. Luís Eugênio Peres. Comecei a exercer o Diaconato na cidade de Ibitiúva. Como Pároco, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Fui ordenado Sacerdote no ano jubilar do nascimento de Jesus Cristo em Jaboticabal, assumindo posteriormente como Pároco por cinco anos na cidade de Terra Roxa na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Neste período também fui pároco em duas paróquias concomitantemente: em Terra Roxa e Ibitiúva. Depois, fui designado pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da cidade de Viradouro, onde permaneci por 12 anos. No ano de 2017 assumi a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Bebedouro e, agora, volto para minha terra natal.

Jornal O Imparcial: Como é assumir esta paróquia em Monte Alto?
Padre Edson Guiaro: Fui agraciado para conduzir a Paróquia Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima; há muitos anos atrás, aqui mesmo, participei de atendimento a famílias, exercendo uma atividade pastoral, em uma época dos primeiros passos para o nascimento desta comunidade que hoje temos, tão bela e que se espelha na sua Padroeira, Nossa Senhora de Fátima. Comunidade atuante e devotada à Santíssima Virgem de Fátima, venerada e querida do povo montealtense. Um ponto a ser relembrado é que o mesmo aconteceu durante a formação dos primeiros passos da comunidade de São Luiz Gonzaga, uma época marcante na minha vida como Seminarista. Hoje, ali, temos uma igreja belíssima e com atividades pastorais diversas.

Registrando

QUINELATO FREIOS NA AUTOMEC

A empresa Quinelato Freios, que tem à frente o casal Oswaldo e Luzia Quinelato Américo (foto), foi um dos destaques

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de