Paróquia do Sr. Bom Jesus completa 125 anos de instalação canônica

Solenidade contou com autoridades religiosas e fiéis de várias comunidades
O Bispo Diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva presidiu a celebração, que foi concelebrada pelo Pároco, Padre Luiz Gustavo, Monsenhor Flávio Profito e Diáconos Robson Chiminelli, Irineu Sinigalia e Fabrício Miranda

A Paróquia do Senhor Bom Jesus, instalada canonicamente no dia 28 de janeiro de 1898, comemorou na noite de sábado seus 125 anos, com uma bela celebração, digna da data que homenageou a “Paróquia Mãe” de Monte Alto. Presidida pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva, a cerimônia foi concelebrada pelo Pároco, Pe. Luiz Gustavo Scombatti, Monsenhor Flávio Profito, e pelos Diáconos Robson Chiminelli, Irineu Sinigalia e Fabrício Miranda, marcada pela reflexão das “Bem Aventuranças”, ‘modelo’ de felicidade para a vida do cristão, lembrou D. Eduardo.

Fiéis de várias comunidades compareceram à Basílica Menor do Senhor Bom Jesus para acompanhar a solenidade, que contou, também, com a presença de membros das diversas pastorais que compõem a Paróquia.

O padre e pároco Luiz Gustavo Scombatti atendeu ao O Imparcial e deu mais detalhes sobre a solenidade do último sábado. “Essa celebração, na verdade, vem fazendo uma caminhada de três anos. Cada ano nós entramos com um objeto litúrgico para marcar o dia 28 de janeiro. No primeiro ano, foi a entrada da Palavra de Deus através do Evangelho; depois, no ano passado, nós adquirimos um novo jogo de toalhas para o altar, que é a dimensão da consagração, e a celebração deste ano foi marcada com um novo cálice, que inclusive foi abençoado pelo Monsenhor Flávio. É um novo objeto litúrgico para acompanhar, justamente, essa caminhada da palavra e da consagração que nós vivemos dentro da Paróquia.”

Além disso, o sacerdote conta que o município sempre esteve ligado com a questão religião, e ressalta que “não se separa o Bom Jesus de Monte Alto, e não se separa Monte Alto do Bom Jesus”.

Luiz Gustavo ainda comenta que a cidade tem uma relação muito bonita com a vida religiosa.

Questionado sobre a importância da Paróquia do Senhor Bom Jesus, o padre ressalta: “É marcar a perseverança da fé, da motivação dos padres que por aqui passaram, das pessoas que fizeram a bondade de caminhar, principalmente, na dimensão Pastoral, no anúncio do Evangelho, na vivência em comunidade. Então, são fatores que ao longo destes 125 anos marcam a fé do povo, e dá para ver que Monte Alto tem uma demonstração de fé diferenciada. Monte Alto tem um povo religioso, que gosta de missa, que gosta de quermesses, é um povo que se envolve com a igreja. A história desse povo de Deus acontece com a história da Paróquia”.

O Monsenhor Flávio Profito abençoou o novo cálice. Em 2021 foi a entrada da Palavra de Deus (Evangelho), em 2022 o novo jogo de toalhas para o altar: objetos litúrgicos que acompanham a caminhada vivida na Paróquia

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo