O Pavilhão de Festas do Educandário Menina Izildinha, espaço que abriga a tradicional Festa da Menina Izildinha, que este ano tem início no próximo dia 5 de junho, além de inúmeros eventos importantes da cidade, está passando por uma das maiores reformas e modernizações de sua história. Sob a presidência de Murilo Pinhatti, a diretoria da entidade tem se dedicado intensamente para transformar o local em um ambiente mais moderno, seguro e confortável para os montealtenses.
A primeira etapa das obras teve início há pouco mais de dois anos, com a construção de novos banheiros masculino e feminino, além da reforma e ampliação da área dos caixas e tesouraria. Também foi realizada a pintura externa do telhado com tinta especial, reduzindo a transferência de calor para o interior do pavilhão.
Já em 2025, os avanços ganharam ainda mais ritmo. A estrutura do telhado foi reforçada com novas vigas, o que permitiu a retirada de metade das colunas do salão. As colunas restantes foram reforçadas com concreto, possibilitando a substituição do antigo piso de concreto, que era irregular. Com isso, foi feito o rebaixamento de aproximadamente um metro de altura na parte mais elevada do salão, permitindo a aplicação de um novo piso de concreto polido, agora com o declive adequado.
O antigo palco foi demolido e um novo, com cerca de 80 metros quadrados, foi construído na parede de fundo da Rua Sabino de Camargo. Uma nova estrutura para o bar foi erguida e, pensando no bem-estar dos frequentadores, foi instalado um moderno sistema de climatização com 10 máquinas de alta potência, garantindo conforto térmico durante os eventos.
Na fase final das obras, sete novas cozinhas estão sendo finalizadas – todas com revestimento completo, pias, tanques e sistema individual de gás. A pintura interna do teto e das paredes, além da aplicação externa de lamato em diversos pontos, também já está em andamento.
Outras melhorias importantes incluem: troca dos antigos portões por portas mais funcionais; finalização da área dos cantores, com sala de recepção, camarim, banheiro e cabine de banho; ampliação do banheiro feminino; construção de novo almoxarifado e banheiros exclusivos para uso de voluntários e colaboradores, com acesso reservado; além da implantação de uma segunda rede elétrica e substituição de toda a antiga fiação.
A dedicação da diretoria, que não tem medido esforços para oferecer um espaço digno da participação popular, agradece a todos que, de maneira direta e também indireta, vêm tornando esta obra realidade.