Em meio a notícias de roubos e assaltos nas últimas semanas, a cidade de Monte Alto ganhou um novo aliado no combate à criminalidade. Trata-se de um drone, que será utilizado para monitoramento de eventos, patrulhamento, buscas de fugitivos em mata e apoio de operações pela Polícia Militar.
O equipamento é o primeiro a ter tal finalidade no município e já está devidamente registrado na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e no DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Ele foi adquirido pela iniciativa privada, através de empresários que o compraram e emprestaram à PM. “A proposta de aquisição do equipamento era antiga. Há pelo menos um ano que estudávamos a ideia. E ele chegou justamente nessa época de ‘onda’ de roubos e servirá para combater esse delito”, comenta o Comandante da Polícia Militar, Tenente Tayar.
O drone possui autonomia de 25 minutos por bateria (PM conta com três); a câmera tem resolução HD e 4K, permitindo filmagens e fotografias aéreas. “É importante esclarecer que as imagens geradas são confidencias e só serão utilizadas em caso de favorecerem um inquérito ou flagrante. O DRONE não será utilizado para quebrar a privacidade de ninguém. Ele é uma ferramenta para o bem”, complementa o Tenente.
Do chão, em um ponto seguro, um policial militar treinado é quem vai operar o drone. “Ele já foi testado algumas vezes; agora, estamos treinando o pessoal que vai operá-lo, para, assim, iniciar os trabalhos”, finaliza Tayar.
