Na manhã da quinta-feira, 8 de maio, foi realizada na sede da OAB em Monte Alto, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democrata: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
A conferência teve como objetivo discutir e construir propostas voltadas à formulação de políticas públicas direcionadas à população idosa. Os debates foram organizados em cinco eixos temáticos: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento das políticas de proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa; enfrentamento às diversas formas de violência, abandono social e familiar; participação social, protagonismo e vida comunitária sob a perspectiva das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.
Estiveram presentes representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, entidades assistenciais, instituições privadas como o Lar São Vicente e o Horto de Deus, a Secretaria Municipal de Assistência Social, além de gestores públicos e idosos atendidos por programas da Prefeitura, como o Centro Dia do Idoso.
Ao final do evento, foram eleitos os representantes para a etapa estadual da Conferência, que será realizada entre os dias 17 e 21 de agosto. Pela sociedade civil foram escolhidas Roseli Aparecida Vieira Makine, Aparecida das Graças Custódio Braga e Izabela Moniza Araujo. Pelo poder público, os representantes serão Fátima Aparecida Carvalho de Andrade, Willian Adriano Moutin e Maria Rita Dias Francisco.