Na Câmara de Monte Alto, durante a Sessão Ordinária de segunda-feira, 9, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº. 141/2019, de autoria do vereador Julio Raposo do Amaral neto, que denomina de “Eliná Vera de Camargo Rodrigues” a Central Municipal de Alimentos de Monte Alto. A homenageada compareceu ao plenário da Casa de Leis e fez parte da mesa diretora juntamente com o seu filho, o prefeito João Paulo Rodrigues.
O autor da propositura ressaltou que a homenageada é batalhadora e teve um importante papel como mãe, esposa, primeira-dama, sempre auxiliando o seu marido, o saudoso Dr. José Jesus Victório Rodrigues, que foi prefeito de Monte Alto por duas gestões. “Esta importante honraria, neste momento especial, é um reconhecimento do Poder Legislativo e de toda a população de Monte Alto pelos relevantes serviços prestados pela Dona Eliná à população e ao nosso município”, completou.
Após aprovação do Projeto de Lei, Dona Eliná foi convidada a usar a palavra. Com saudade e sentimento do dever cumprido, ela lembrou dos principais fatos da administração do seu marido, Dr. José Rodrigues. Destacou a história de 33 anos da Central Municipal de Alimentos. “Hoje, são quase 16 mil refeições diárias. Café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e merenda, com alimentação saudável, variada e segura”; destacou ainda o trabalho dos profissionais que fazem parte do seu quatro de funcionários, nas pessoas de Valdecir dos Santos ‘Paraná”, Belmiro Dizeró Filho e Milton César Brás, presentes na Sessão. A homenageada ainda agradeceu a nutricionista, Aline Oliveira Colatrella, aos parlamentes pela aprovação unânime, especialmente ao vereador Julio Raposo, pela iniciativa, e aos seus companheiros e companheiras do Rotary Clube de Monte Alto, presentes na Sessão.
Também convidado a usar a palavra, o prefeito João Paulo Rodrigues, em nome dos filhos, netos e bisnetos, agradeceu ao vereador Julio Raposo pelo reconhecimento à sua querida mãe, Dona Eliná, ressaltando que a família estava emocionada.
HISTÓRIA – Formou-se em Biologia e Matemática na Faculdade de Guaxupé/MG. Iniciou sua carreira como professora primária na Escola Rural da Tabarana. Lecionou também na Escola Industrial de Jaboticabal e na Escola Zacharias de Lima, em Monte Alto. Como primeira-dama de Monte Alto, Dona Eliná atuou nos Departamentos de Saúde, Educação e Assistência Social. Foi responsável pelo Fundo Social Municipal e também atuou na criação do MIMA (Movimento dos Idosos de Monte Alto); da 1ª Associação de Bairros; da Cozinha Piloto; do 1ª Festival de Bandas Marciais do Interior Paulista e do atendimento diurno a idosos não residentes do Asilo.
Incentivou festas beneficentes para arrecadação de fundos. Grande anfitriã, sua residência foi palco de memoráveis recepções, onde renomados políticos da história do Estado de São Paulo se reuniam e sempre eram convencidos a aumentar o envio de verbas públicas à Monte Alto. Trabalhou como voluntária no Educandário Menina Izildinha e participou de diversas ações sociais com prioridade para crianças e idosos. Foi um dos pilares fundadores do Rotary Club de Monte Alto/SP, sendo a única sócia fundadora ainda viva.