
O Projeto de Lei nº. 71/2020, de autoria do vereador Donizete Morelli, que cria o “Pipódromo” em Monte Alto e o Programa Educativo nas Escolas Públicas e Privadas, foi aprovado por unanimidade.
De acordo com o parlamentar, o “Pipódromo” tem objetivo de dispor ao público amante das pipas, locais apropriados para soltá-las. “Esses locais, além de proporcionar lazer, vão oferecer Educação quanto às regras de segurança e responsabilidade, com diretrizes da Associação Brasileira de Pipas (ABP)”, destaca o vereador. “Os ‘Pipódromos’ vão possibilitar que as pipas sejam soltas com segurança, em área aberta, praças ou campos de futebol, onde não haja rede elétrica, nem tampouco avenidas com fluxo intenso de veículos automotores, ciclistas e pedestres”, justificou Donizete Morelli.
O parlamentar ressaltou ainda que o Programa Educativo visa conscientizar sobre a correta utilização das pipas, com atividades que incluam informações e orientações a respeito do modo de utilização, fotos, palestras com representantes do Corpo de Bombeiros e Concessionárias de Serviço Público de Energia Elétrica. “Além da organização sobre o lado lúdico da pipa, com sua utilização correta e montagem de uma oficina; organização de concurso e exposição de pipas ornamentais; e revoadas de pipas com a participação prática de alunos, pais e populares”, completou.
Donizete Morelli afirmou que o Projeto de Lei atende a reivindicação dos apaixonados pelas pipas e que “espera que o Poder Executivo crie parcerias público-privadas, para que as ações aconteçam na prática”. “Em Monte Alto, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira”, ressalta o parlamentar. “As pipas ajudam a tirar o jovem e as crianças das mãos do tráfico, de delitos, ensinando-os até mesmo uma profissão, com objetivo de gerar renda, para seu sustento próprio e de sua família”, finalizou.