Ribeirão tem 1º laser da região para tratar a principal causa de cegueira no mundo: catarata

O equipamento utilizado contém um sistema de imagem em 3D

O equipamento utilizado contém um sistema de imagem em 3D

 

 

Por Beatriz Ravagnani de Carvalho

 

     Ribeirão Preto é a primeira cidade da macrorregião a receber uma nova tecnologia para tratamento de catarata – doença que acarreta 51% dos casos de cegueira no mundo, sendo, portanto, a principal causa deste mal, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A cirurgia a laser, aprovada no Brasil em 2013 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), está disponível em apenas 34 centros no país. Aqui na cidade, desde o início de junho, 20 pessoas já passaram pela operação, realizada no Instituto da Visão.
     Segundo Roberto Pinto Coelho, oftalmologista e diretor do local, a novidade beneficia os pacientes, pois proporciona maior precisão cirúrgica. “Este laser foi especialmente desenvolvido para o tratamento da catarata. A cicatrização é melhor do que quando utilizamos o bisturi de metal, como nas operações tradicionais, porque causa menos lesão celular da córnea – com as incisões mais precisas e padronizadas, os cortes são menores – e o paciente corre menos riscos de apresentar inflamação”, explica.
     O equipamento utilizado contém um sistema de imagem em 3D que permite a visualização, a personalização e a execução de algumas fases do procedimento, como as incisões na córnea e o fracionamento do cristalino, prejudicado pela doença, em partículas microscópicas. Após essas etapas, o cirurgião aspira os fragmentos com um ultrassom e implanta uma nova lente intraocular. “Este método garante a redução de possíveis complicações, dando mais segurança e conforto aos pacientes”, completa.

     CATARATA – Uma das principais causas da catarata é o envelhecimento. No entanto, ela também pode ser decorrente de inflamações ou traumas oculares. Pessoas com a doença ficam com a pupila branca, reduzindo, gradualmente, a capacidade visual. De acordo com a OMS, a partir dos 75 anos, 73% dos pacientes com a doença deixam de enxergar no mundo todo anualmente.

     “Hoje, sabemos que ela afeta 50% das pessoas com mais de 50 anos, 70% das com mais de 70 anos e 100% daquelas acima dos 90 anos. Quando o paciente não faz a cirurgia, a doença avança até a perda total da visão. No entanto, a catarata é uma das principais causas reversíveis de cegueira. Com a cirurgia é possível voltar a enxergar perfeitamente”, conclui Roberto Pinto Coelho.

 

 

Dados: Roberto Pinto Coelho (CRM 71241)

 

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na