Samuel Maria: o ‘youtuber’ dos animais silvestres de Monte Alto

Empresário dedica parte do seu tempo a registrar, catalogar e preservar animais encontrados na área rural
Samuel exibe a coral falsa, uma das muitas cobras encontradas

Por gostar de natureza e animais, tendo contato com os mesmos diariamente no quintal de casa, ou melhor, do sítio da família, o empresário Samuel Maria é responsável por mostrar pouco da fauna silvestre de Monte Alto por meio de vídeos no Youtube. Seu canal, o “Vivendo no Sertão Monte Alto”, apesar de ainda tímido no quesito número de inscritos, já possui um acervo de qualidade respeitável.
“Sempre atuei no sentido da preservação e o canal surgiu para principalmente mostrar para Monte Alto e região, a riqueza da nossa cidade, além de mostrar e tentar explicar como os bichos vivem e suas curiosidades”, explica. Antes de ser um produtor de conteúdo, Samuel, e seu sítio, foram temas de inúmeras matérias em programas como Terra da Gente (EPTV), Globo Repórter (Globo), Domingo Espetacular (Record), dentre outros, além de jornais e revistas.
A propriedade fica no bairro Tabarana, mas, alguns registros, também foram feitos no Barreiro, Santa Edwiges e Água Limpa. Dentre os animais já encontrados e, devidamente catalogados, estão: cachorro do mato, capivara, cotia, gambá, jacaré do papo amarelo, lagarto teiú, lebre, lontra, jaguatirica, onça parda, ouriço, gato mourisco, tatu, macaco prego, macaco bugio, quati, mão pelada (guaxinim), siriema, tamanduá bandeira, tamanduá mirim, cobra urutu cruzeiro, cascavel, jiboia, coral falsa e cobra cipó (verde e marrom). “Há ainda inúmeras espécies de aves, como por exemplo, a ‘maria faceira’ e o ‘príncipe’. Desses todos, os mais raros são o ‘mão pelada’ – o qual a sua presença mostra que o ambiente é bem preservado – e o gato mourisco. Uma curiosidade: no Brasil existem três tipos de tamanduá, sendo que dois foram encontrados aqui em nossa cidade e o outro, o tamanduaí, que é encontrado na Amazônia”, ressalta.
O seu primeiro ‘encontro’ com os animais aconteceu em 2014 e foi, de certa forma, ao acaso. “Coloquei câmeras na mata para pegar possíveis ladrões de peixes e, ao analisar as imagens, vi um registro de uma família de quatis e, depois, de uma jaguatirica. Isso me deixou muito surpreso e feliz, tanto que adquiri novas câmeras e, desde então, foi uma surpresa atrás da outras”, comenta.
AMBIENTALISTA – Questionado pela reportagem sobre quais as ações que promove para proteger os animais em seu habitat, Samuel destaca que são inúmeras e, que qualquer pessoa amiga dos animais, também pode fazer. “São várias, por exemplo: não desmatar o que ainda resta das matas; não plantar próximo à Serra; não jogar inseticidas em grande quantidade ou pulverizar como uma grande cortina de fumaça; deixar a área de mata virgem da propriedade fechada sem a presença de animal de grande porte, como cavalo e vaca por exemplo; o fio de arame farpado, que fica próximo ao solo, ser trocado por fio liso para evitar que os animais não se machuquem; não matar os cupinzeiros”. A conscientização, como não poderia deixar de ser, também é ressaltada pelo empresário. “Temos que tentar proteger o que ainda restou da nossa fauna, pois, com a cidade cada vez mais próxima e loteamentos sendo construídos sem um estudo do que pode ser afetado, o equilíbrio entre natureza e ser humano fica difícil de acontecer”.
ONLINE E FUTURO – Além do canal no Youtube, Samuel possui um perfil no instagram, o @samuca_maria. “Neles, têm várias dicas para quem quer fazer os seus registros e que tipo de câmera adquirir para tais ações. Além disso, estamos também tentando criar uma ONG, a ‘Onça Parda’, para monitorar e criar uma ferramenta para a proteção da onça e de outros animais da nossa cidade e região, pois, aqui em Monte Alto tem um corredor ecológico muito grande e rico em fauna e flora, que não pode ser destruído. Conto com parceiros como a Usina Nardini e amigos biólogos que ajudam a enriquecer o material e a nossa pesquisa e que me ajudam com alguns dos custos do projeto”, finaliza.

 

Registrando

QUINELATO FREIOS NA AUTOMEC

A empresa Quinelato Freios, que tem à frente o casal Oswaldo e Luzia Quinelato Américo (foto), foi um dos destaques

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de