A EcoNoroeste informa que entrarão em operação, a partir desta quinta (20/02) e sexta-feira (21/02), outros seis radares em trechos sob sua concessão, segundo publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo dos dias 13 e 14 de fevereiro de 2025. São eles:
Radares em operação a partir de 20 de fevereiro de 2025
Rodovia Washington Luís (SP-310):
• Quilômetro 228+420m, pista norte, sentido São Carlos-Ibaté, em São Carlos (SP).
– Velocidade máxima permitida: 90km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Rodovia Nemésio Cadetti (SP-333):
• Quilômetro 148+100m, pista leste, sentido Taquaritinga-Jaboticabal, em Taquaritinga (SP).
– Velocidade máxima permitida: 100km/h para veículos leves e 80km/h para pesados.
Rodovia Laurentino Mascari (SP-333):
• Quilômetro 168+170m, pista oeste, sentido Taquaritinga-Itápolis, em Itápolis (SP).
– Velocidade máxima permitida: 100km/h para veículos leves e 80km/h para pesados.
Radares em operação a partir de 21 de fevereiro de 2025
Rodovia Washington Luís (SP-310):
• Quilômetro 426+760m, pista norte, sentido Cedral-São José do Rio Preto, em Cedral (SP).
– Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
Rodovia Nemésio Cadetti (SP-333):
• Quilômetro 145+500m, pista leste, sentido Taquaritinga-Jaboticabal, em Taquaritinga (SP).
– Velocidade máxima permitida: 100km/h para veículos leves e 80km/h para pesados.
Rodovia Laurentino Mascari (SP-333):
• Quilômetro 150+520m, pista leste, sentido Taquaritinga-Jaboticabal, em Taquaritinga (SP).
– Velocidade máxima permitida: 100km/h para veículos leves e 80km/h para pesados.
Novos radares
Esses seis novos radares fazem parte dos 45 equipamentos que serão instalados no trecho da EcoNoroeste. A ação integra o contrato de concessão assinado pela empresa com o Governo do Estado de São Paulo. O projeto prevê um a cada 10 quilômetros de estrada, passando por 17 cidades: São Carlos, Araraquara, Matão, Pindorama, Catanduva, Catiguá, Uchoa, Cedral, São José do Rio Preto, Mirassol, Guariba, Jaboticabal, Bebedouro, Sertãozinho, Barrinha, Taquaritinga e Itápolis.
Os locais de instalação levantados e indicados pela EcoNoroeste, a partir de um mapeamento das áreas com índice de maior gravidade e fatalidade, foram previamente aprovados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).
As operações estão sendo liberadas de acordo com as homologações do DER-SP e publicações no Diário Oficial. Os radares são mantidos e operados pela concessionária, em cumprimento à obrigação estabelecida pelo contrato de concessão. O DER-SP é responsável pelo processamento dos registros e pela aplicação e cobrança das multas por excesso de velocidade.
Os equipamentos representam mais um item importante para aumentar a segurança e diminuir os acidentes nas rodovias sob responsabilidade da EcoNoroeste. Dados da concessionária mostram que em 2024 houve uma redução de 29% na gravidade e 19% na fatalidade das ocorrências. Só no último trimestre de 2024, foi registrada uma diminuição de 57% de acidentes fatais nos trechos da empresa.
Para cada novo radar, a EcoNoroeste faz prévia e ampla divulgação, utilizando placas, faixas e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), alertando os usuários para o início da operação. A relação dos novos equipamentos poderá ser conferida nas redes sociais da concessionária.