
Os Projetos de Lei nº. 76/2020, que dispõem sobre a denominação de Centro de Economia Criativa “Vereador Marcelo Tota”, o Espaço Público localizado entre o Largo do Batismo e a Praça São Benedito, e nº. 77/2020, que denomina “Rosângela Pupim Mergulhão Tota (Rose)”, o Projeto Clarear, ambos de autoria do Poder Executivo, foram aprovados por unanimidade na 147ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. Bruna, filha do saudoso casal, amigos e familiares, estiveram no plenário acompanhando a discussão e votação dos Projetos.
Durante a Sessão, os parlamentares falaram do trabalho e da amizade que tiveram com os saudosos Marcelo e Rosângela, além da luta e contribuição deles junto aos portadores de necessidades especiais.
HISTÓRIAS – Marcelo Tota nasceu no dia 22 de fevereiro de 1969; foi casado por 22 anos com Rosângela Pupim Mergulhão Tota. Aos 14 anos, ele teve o primeiro emprego na Fábrica de Artefatos de Borracha Cestari; aos 18 anos, entrou na Prefeitura – como office boy, até passar à função de escriturário. Após fazer um curso de cabeleireiro, começou a exercer a profissão escolhida. Em março de 2000 nasceu sua filha Bruna e, com um ano, foi constatado que ela era portadora de necessidades especiais. Tota integrava a diretoria da APAE de Monte Alto e o Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD). Foi candidato a vereador em 2008 (435 votos) e 2012 (515 votos). No ano de 2016, conquistou 734 votos, sendo o oitavo entre os eleitos. Entrou no mundo da política, principalmente, para se fazer cumprir os direitos das pessoas com deficiência. Infelizmente, após três meses de vereança, aos 48 anos de idade, veio a falecer, após passar por procedimentos médicos, em decorrência de um infarto.
Rosângela Pupim Mergulhão Tota, mais conhecida como Rose, nasceu na cidade de Miraselva – Paraná, no dia 24 de janeiro de 1967. Os pais vieram morar em Monte Alto, onde ela cresceu, viveu sua infância, adolescência e juventude, juntamente com suas irmãs Cristina e Jessyka. Trabalhou em alguns lugares, um deles marcantes, como assistente da dentista Dra. Alzira Maria Rossi Varallo, sendo este seu primeiro emprego. Trabalhou por duas vezes, em períodos diferentes de sua vida, como funcionária pública municipal. No Projeto Clarear, na gestão atual, terminou sua carreira profissional.
Após o nascimento da filha, e a constatação de suas necessidades, Rose dedicava o tempo todo à Bruna, com idas a São Paulo, na AACD, acompanhamentos no HC, de Ribeirão Preto, além de hidroterapia e hipnoterapia, em Jaboticabal. Posteriormente, estas atividades passaram a ser realizadas em Monte Alto, através da APAE, onde Bruna continua sendo assistida por diversos profissionais. Em setembro de 2019, Rose sentiu alguns sintomas em seu corpo, como dificuldade de mobilidade na perna esquerda e procurou um neurologista. Para surpresa e tristeza de todos, foi detectado um câncer cerebral. Ela lutou contra a doença durante um ano e dois meses, vindo a falecer no último dia 10 de novembro de 2020, deixando uma história de coragem, luta e superação.
