Sede da GCM oferecerá acolhimento para mulheres vítimas de violência

Ação consiste em orientação para encaminhamentos futuros das vítimas
A Secretária de Segurança Pública Dra. Regina e o Comandante da Guarda, Miranda em frente à Sede que oferecerá acolhimento às vitimas de violência

 

Desde o dia 8 de fevereiro, a Delegacia de Polícia de Monte Alto deixou de realizar o plantão policial, sendo que as ocorrências e flagrantes realizados entre as 18h e 8h30 ou aos finais de semana e feriados, passaram a ser encaminhados para o município de Jaboticabal. Dessa forma, as mulheres que são vítimas de violência poderiam se sentir desprotegidas diante de situações que necessitariam dos plantões.
Dessa forma, como uma das maiores preocupações da OAB Monte Alto é garantir a segurança e um atendimento digno para as mulheres vítimas de violência doméstica, o Presidente da Subseção de Monte Alto, Marcelo Zocchio de Brito, pleiteou junto à Secretária de Segurança Pública de Monte Alto, Regina Helena Marques, para que a Guarda Municipal passasse a recepcionar, em sua sede, as vítimas de violência doméstica para um primeiro atendimento, orientação e encaminhamento.
Assim, a sede da Guarda Civil Municipal passa a ser um ponto de apoio em que as vítimas possam contar com um acolhimento inicial antes de serem encaminhadas ao hospital, caso necessitem de atendimentos médicos ou às Delegacias e ao Atendimento em Jaboticabal, caso seja um flagrante durante os horários de plantão.
Segundo o presidente da OAB Monte Alto, Marcelo, “a vítima de violência doméstica muitas vezes não possui um local seguro para se proteger e com a ausência do plantão policial, temos a responsabilidade de encontrar um local adequado”. Completou ainda “agradeço o empenho do poder público municipal em atenuar os impactos decorrentes da desídia do governo estadual”.
O Comandante da Guarda Civil também explicou a atuação que o órgão exercerá diante do apoio às mulheres: “A Guarda sempre fez esse trabalho em parceria com a Polícia Civil, Militar e os demais órgãos de proteção da cidade. O que vai mudar é que antes esse acolhimento era feito no plantão da Polícia Civil… diante das mudanças, esse acolhimento será aqui, assim a vítima estará em segurança e poderemos dar os encaminhamentos necessários […] nós já estamos prontos, assim que a necessidade aparecer, nós entramos em ação”, ressalta ele.
A Secretária de Segurança Pública, Regina Helena Marques também ressaltou que em momentos de urgência é necessário ter esse primeiro momento de acolhimento, para que elas possam ser tranquilizadas e se sentirem protegidas. “Se por acaso elas tiverem a necessidade e procurarem a sede, elas serão acolhidas”, ressalta Regina. A ação teve início na data de ontem, 18 de fevereiro.

Registrando

FLASHBACK

Esta oportunidade é para os amantes das danças que faziam sucesso nos anos 80 e 90. Para os interessados em

CASADOS

Foi tudo como eles queriam, de maneira minimalista, reunindo as pessoas mais importantes de suas vidas, que a Influencer do

DOAÇÃO

A Casa da Amizade do Rotary Club de Monte Alto realizou, nos dias 6 e 7 de março, os cursos

CONVITE

A Mello Engenharia e a Imobiliária Primos convidam você que está em busca da casa própria para conhecer o Jardim

ORAÇÃO E FESTA

A comunidade católica participou das festividades de São José organizadas pela Paróquia do Senhor Bom Jesus, da qual faz parte.