
A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Monte Alto (ACIMA) recebeu, na manhã de terça-feira, 23, membros do Poder Executivo para reunião que tratou da doação de câmeras de monitoramento pela entidade, beneficiando os trabalhos da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Participaram do encontro o prefeito João Paulo Rodrigues, o vice-prefeito José Cláudio Inforçatti “Bicudo”, o secretário de Segurança Pública, João Pereira, o diretor de Inteligência e Monitoramento, Mário Augusto dos Reis, o comandante da Guarda Civil Municipal, Antônio Mauro Miranda e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Marketing, Rogério Menani.
O presidente da ACIMA, Dê Fenerich, iniciou a reunião explicando que é a quinta vez que a entidade investe na segurança do município, pensando no comerciante e associado. O prefeito João Paulo Rodrigues agradeceu mais esta parceria com a associação, sempre presente nos avanços de Monte Alto, e explicou como a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, há aproximadamente três meses, vai ao encontro da necessidade do município avançar em questões relacionadas à segurança da população. “Hoje a população tem mais sensação de segurança, com os novos pontos videomonitorados e com a transparência dos trabalhos da Guarda Civil Municipal.
Entre os assuntos discutidos no encontro, levantados pela diretoria da ACIMA, estavam a divisão de responsabilidade não apenas na instalação, mas na manutenção e realização dos trabalhos diários envolvendo as câmeras.
As câmeras sugeridas por Rafael Pastre alcançam uma área muito maior, em resolução 1080p e software atualizado. “Este modelo de câmera é a última versão lançada, permitindo o uso pelo mouse, não mais joystick. Isso representa mais agilidade no controle da imagem e menos desgaste de equipamento. Ela é usada em São Paulo, como no videomonitoramento da Arena Corinthians, o Itaquerão”, explicou. Rafael já fez parte do quadro de colaboradores da Prefeitura de Monte Alto, no início dos trabalhos que prepararam o cenário para aquisição de novas câmeras, quando o cabeamento de fibra óptica foi reconstruído pelo Poder Executivo.
Ainda no encontro, o diretor de Inteligência e Monitoramento, Mário Augusto dos Reis, deu mais detalhes sobre o equipamento, explicando que as câmeras possuem prevenção contra descargas elétricas, prevenindo contra raios ou picos de energia, comuns na região central. “Os discos de armazenamento adquiridos permitem até cinco meses de gravação constante, ultrapassando com tranquilidade os 30 dias que são considerados ideais. Isso permite que qualquer comerciante ou munícipe lesado possa solicitar a gravação à secretaria”, enfatizou.
A intenção da ACIMA é adquirir cinco novas câmeras para colaborar com o videomonitoramento da região central. Com isso, seriam já seis câmeras em funcionamento, além das já operantes no Cemitério Municipal. “No sábado, devido a estes equipamentos, já autuamos três indivíduos no local”, contou o comandante da GCM, Antônio Miranda.
A avenida Antônio Inforçatti também já está adequada para a instalação de câmeras prevenindo, segundo o secretário João Pereira, inclusive o tráfico de drogas. Segundo o prefeito João Paulo, a Prefeitura deve adquirir uma câmera para o local, colocada de forma estratégica para cobrir a maior área possível da avenida. “Este é um problema não apenas dos comerciantes, mas de toda população. A partir do início desta avenida, contamos com quase 11 mil moradores. Não podemos deixar estas pessoas descobertas”, explicou o prefeito. A intenção é trabalhar nestas instalações gradativamente, fazendo uso de tecnologia. Exemplo disso é o Programa Detecta, apresentado em São Paulo na última semana, que permite o reconhecimento das placas do veículo, apresentando todas as suas informações. “Estes investimentos são altos e devem ser constantes, nosso objetivo é preparar um caminho adequado para todos os próximos gestores municipais’.
O vice-prefeito José Cláudio Inforçatti “Bicudo” encerrou a reunião falando das mudanças presentes na área de segurança, com guardas civis mais motivados e com a chegada de novo efetivo nos próximos dias, com o Concurso Público em andamento. “Novos parceiros devem vir, à medida que os resultados surjam”, encerrou.